Emoções ao limite: psicólogo explica os sintomas do transtorno de personalidade borderline

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Emoções ao limite: psicólogo explica os sintomas do transtorno de personalidade borderline

O psicólogo Cláudio Melo, da Holiste Psiquiatria, aponta que a falta de informação sobre o problema aumenta o estigma contra os pacientes
Saúde - Transtorno

O Transtorno de Personalidade Borderline já foi abordado em obras de ficção e até ganhou destaque em reality shows, contudo, fora das telas, a falta de informação pode isolar os pacientes, que sofrem com a dificuldade em manter relacionamentos saudáveis - familiares, de trabalho e amorosos - e a estabilidade emocional devido às mudanças frequentes de humor, impulsividade exacerbada e pensamentos autodestrutivos.

O borderline é um tipo de transtorno mental que afeta a maneira como uma pessoa se sente e se comporta em relação a si mesma e aos outros. Os sintomas podem incluir oscilações emocionais extremas, comportamento impulsivo, dificuldade em controlar a raiva e pensamentos suicidas. Esses sintomas geralmente aparecem na adolescência ou no início da vida adulta e podem interferir significativamente na vida diária da pessoa", esclarece o psicólogo Cláudio Melo.

Muito além das cenas de descontrole que, na maioria das vezes, ilustram a narrativa sobre personagens com transtorno de personalidade borderline na mídia. Na vida real, a dificuldade em controlar os próprios impulsos, podem levar os pacientes em crise a agir sem pensar nas consequências - causando danos aos relacionamentos interpessoais e risco à própria integridade física e emocional.

"Isso pode levar a comportamentos arriscados, como gastar dinheiro de forma descontrolada, ter relações sexuais sem proteção ou consumir substâncias tóxicas, por exemplo. O comportamento impulsivo também pode manifestar-se em atitudes autodestrutivas, como cortar o próprio corpo ou comportamentos suicidas. Esses comportamentos impulsivos podem ser resultado de mudanças súbitas de humor e dificuldade em controlar as emoções", alerta o especialista da Holiste Psiquiatria.

O acompanhamento profissional é fundamental para aumentar a qualidade de vida dos pacientes. Na maioria das vezes, o tratamento combina terapia e medicamentos. O profissional detalha que, ao passo que a terapia pode ajudar a lidar e melhorar as habilidades de relacionamento, os medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas emocionais.

"A causa exata do transtorno de personalidade borderline ainda é desconhecida. Os pesquisadores acreditam que a condição pode ser resultado de uma combinação de fatores genéticos, biológicos e ambientais. No entanto, o mais importante é procurar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece estiver experimentando comportamentos semelhantes", finaliza Melo.

Quando o assunto é saúde mental, a informação é o primeiro passo do tratamento. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://holiste.com.br/

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

Últimas da Bahia

Veja Mais +