Calderano faz história com terceira vitória seguida no circuito mundial

Hugo Calderano consolidou seu nome na história do tênis de mesa neste domingo (03/08/2025) ao conquistar o título do torneio internacional realizado em Foz do Iguaçu (PR). O brasileiro venceu o alemão Benedikt Duda por 4 sets a 3, em uma final disputada ponto a ponto (11/7, 11/7, 9/11, 11/8, 9/11, 10/12 e 11/8). Mais cedo, na semifinal, ele já havia superado o sul-coreano Junsung Oh.
Com o resultado, Calderano se tornou o primeiro não asiático a vencer três etapas consecutivas do circuito mundial. O atleta já havia levantado os troféus na Eslovênia, em junho, e em Buenos Aires, em julho, e agora soma 26 vitórias seguidas. Atual número 3 do ranking mundial, o brasileiro vive sua melhor fase na carreira.
O mesa-tenista também esteve envolvido em uma polêmica recente. No mês passado, ficou fora do Grand Smash Las Vegas após não conseguir autorização de entrada nos Estados Unidos a tempo. Ele possui cidadania portuguesa e poderia utilizar o ESTA (Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem), que dispensa o visto para cidadãos da União Europeia.
Entretanto, por ter viajado a Cuba em 2023 para disputar o Pan-Americano e o torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, Calderano perdeu a elegibilidade para o programa de isenção de vistos. “É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, lamentou o brasileiro à época.
Portal SBN | Com informações | Notícias ao Minuto Brasil