Curso ajuda a entender a primeira jornada de recém-nascidos

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Curso ajuda a entender a primeira jornada de recém-nascidos

Evento será no dia 17 de maio, das 8h às 13h, no Teatro Módulo Criarte
Saúde - Maternidade

Os desafios da maternidade recente, as necessidades especiais de um recém-nascido, como lidar com situações angustiantes como choro, cólicas e compreensão sobre outras demandas, fazem parte de um curso preparado para papais e mamães com bebês em casa ou prestes a chegar. Denominado Primeira Jornada do Recém-Nascido, promovido pelo Grupo Nasser, o curso quer ajudar a desvendar este novo universo para que as famílias possam conduzir o processo com mais segurança e normalidade. Ele irá ocorrer no dia 17 de maio, das 8h às 13h, no Teatro Módulo Criarte. Parte da renda do evento será revertido para o projeto Família Adota Família, que atende pessoas em vulnerabilidade social.

Segundo uma das facilitadoras do evento, a pediatra Lídia Menezes, especialista em neonatologia clínica e terapia intensiva neonatal, entender as peculiaridades dos bebês, a linguagem do corpo e como lidar com as diversas situações que se apresentam, traz muito mais segurança e confiança para os pais. “É bem melhor estarmos preparados para interpretar todos os sinais que eles emitem”, diz Menezes.

Já a enfermeira obstreta Loise Chamusca, consultora em amamentação e cuidados perinatais, desenvolverá a temática da correta amamentação e a prática dos cuidados básicos do recém-nascido, como banho, troca de fraldas e cuidados com o coto umbilical.  A terceira facilitadora será a fisioterapeuta Juciara Souza do Lago, com formação no conceito Neuto evolutivo Bobath. Ela vai falar sobre o desenvolvimento psicomotor do beb6e e o poder da estimulação precoce.

Inscrições e outras informações podem ser realizadas pelo telefone (71)99938.6840.

PROGRAMAÇÃO:

08:00h - Abertura

08:20 às 09:30h

Palestra: “O que se espera de um Recém-nascido, quais são as suas peculiaridades”

            •    Quem é o meu bebê

            •     Como entender a linguagem do seu corpo

            •      Como lidar com as situações: sono, cólicas, choro, etc.

Com: Dra. Lídia Menezes

 

09:30 às 10:30h

Estação prática de cuidados básicos com o RN:

            •       Banho

            •       Troca de fraldas

            •        Cuidados com o coto umbilical

Com: Enfa. Loise Chamuscaa

 

11:00 às 11:40h -

A Amamentação e os seus possíveis desafios

•     Preparo da mãe para amamentar

•     Compreensão das fases da amamentação

•     Fatores que interferem no sucesso da amamentação

 Enfa. Loise Chamuscaa

 

11:40 às 12:10h -

Desenvolvimento psicomotor do bebê – O poder da estimulação precoce

 

Últimas da Bahia

Veja Mais +