Fruto da Amazônia brasileira guaraná, bebida ajuda a combater o envelhecimento.

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Fruto da Amazônia brasileira guaraná, bebida ajuda a combater o envelhecimento.

Fruto da planta Paullinia cupana, nativa da Amazônia, o guaraná é rico em antioxidantes benéficos para a saúde
Alimentação - Guaraná

Guaraná é tradição dos Sateré-Mawés, povos indígenas da Amazônia brasileira. Eles têm a fama de viver muito, e com saúde.

Um estudo desenvolvido pela USP (Universidade de São Paulo) revelou que o fruto tem alto potencial para a prevenção de doenças cardiovasculares. Ensaios clínicos demonstraram ainda que o produto é importante fonte de catequinas, que possuem propriedades anti-inflamatórias.

O guaraná é uma planta nativa da região Amazônica, comumente utilizada na medicina tradicional como alimento estimulante/energético e afrodisíaco. Pesquisas vêm demonstrando que o fruto é composto por uma série de moléculas bioativas que conferem ao guaraná não só efeitos antioxidantes, antimicrobianos e antidepressivos, mas também capacidade de melhora da cognição e de prevenção ao desenvolvimento de câncer.

O estudo aqui apresentado foi realizado por uma equipe multiprofissional liderada por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria-RS e da Fundação Universidade aberta da Terceira Idade de Manaus-AM. Nesse sentido, ele foi o primeiro estudo epidemiológico que sugeriu o efeito potencialmente protetor da ingestão do guaraná contra distúrbios metabólicos em idosos.

O estudo comparou 637 idosos, ou seja, pessoas com mais de 60 anos, da região ribeirinha da cidade de Maués, interior do Amazonas. A população estudada foi dividida em 2 grupos: um com os idosos que ingeriam pó de guaraná e outro com os que não ingeriam. Esta divisão teve como objetivo estudar se o guaraná poderia prevenir obesidade, hipertensão, diabetes do tipo 2, colesterol ruim e triglicerídeos elevados, nessa população.

O grupo que ingeria guaraná mais de 2x por semana era composto por idosos que consumiam o guaraná em jejum numa mistura do pó (uma pontinha de colher de chá, segundo eles) com água e açúcar ou mel na parte da manhã (como se fosse o café para o resto do Brasil).

Os resultados deste estudo se mostraram animadores uma vez que o grupo que consumia guaraná demonstrou, independentemente do sexo, queda significativa de todos os marcadores estudados: obesidade, hipertensão, diabetes do tipo 2, colesterol ruim e triglicerídeos. O grupo que não consumia guaraná foi associado a um maior consumo de remédios diariamente e a um maior índice de relatos de AVC e de ataque cardíaco.

Assim, os resultados deste estudo apontaram para uma série de efeitos benéficos do consumo do pó de guaraná.  Entretanto, antes de iniciar o consumo do fruto é preciso buscar orientações de um profissional de saúde, preferencialmente médico, farmacêutico ou nutricionista, para que o consumo seja de forma segura, desfrutando dos benefícios que este fruto pode trazer a saúde.

Benefícios para a saúde

1. Aumenta a disposição

Um estudo de 2011 com pacientes com câncer de mama submetidas à quimioterapia sistêmica e um estudo de 2018 com pacientes com doença renal crônica constataram que a ingestão de guaraná reduzia significativamente a fadiga, em comparação com a ingestão de um placebo.

Além disso, os efeitos antioxidantes dos extratos de guaraná foram observados em ensaios pré-clínicos, segundo os quais o estresse oxidativo se mostra promissor como um potencial biomarcador para a síndrome da fadiga crônica.

2. Combate os radicais livres

O guaraná é rico em compostos que possuem propriedades antioxidantes, que neutralizam moléculas potencialmente prejudiciais chamadas radicais livres. Essas moléculas podem interagir com partes de suas células e causar danos relacionados ao envelhecimento, doenças cardíacas, câncer e outras complicações de saúde.

Estudos em tubos de ensaio descobriram que as propriedades antioxidantes do guaraná podem combater o crescimento de células cancerígenas e reduzir o risco de doenças cardíacas e o envelhecimento da pele.

3. Melhora a concentração

O guaraná é mais conhecido como ingrediente em bebidas energéticas populares. É uma excelente fonte de cafeína, que ajuda você a manter o foco e a energia mental.

A cafeína age bloqueando os efeitos da adenosina, um composto que ajuda a relaxar o cérebro. Um estudo descobriu que as pessoas que tomaram um suplemento vitamínico contendo guaraná se sentiram menos cansadas ao completar vários testes, em comparação com aquelas que tomaram um placebo.

4. Auxilia na perda de peso

A cafeína presente no guaraná é capaz de acelerar o metabolismo em até 11% num período de 12 horas. Um metabolismo mais rápido significa que seu corpo queima mais calorias em repouso. Além disso, estudos em tubos de ensaio descobriram que o guaraná pode suprimir genes responsáveis pela produção de células de gordura, além de promover genes que a retardam.

5. Protege contra doenças oculares relacionadas à idade

Fatores como luz solar, dieta inadequada e certas opções de estilo de vida como fumar podem desgastar seus olhos com o tempo e aumentar o risco de doenças relacionadas aos olhos. Mas o guaraná contém compostos que combatem o estresse oxidativo, um importante fator de risco para problemas de visão relacionados à idade, como degeneração macular, catarata e glaucoma.

6. Alivia a diarreia crônica e trata a constipação

O guaraná é usado há séculos como um tônico estomacal natural para tratar problemas digestivos, como diarreia crônica e constipação.

Os taninos presentes no guaraná são conhecidos por sua adstringência, o que significa que podem ligar e contrair tecidos. Isso permite que os taninos impermeabilizem as paredes do trato digestivo, restringindo a quantidade de água secretada para os intestinos.

7. Melhora a saúde do coração

O consumo de guaraná pode reduzir o risco de doenças cardíacas de duas maneiras. Em primeiro lugar, os antioxidantes do guaraná parecem ajudar o fluxo sanguíneo e podem prevenir a formação de coágulos sanguíneos, de acordo com pesquisas.

Além disso, estudos mostraram que o guaraná pode diminuir a oxidação do colesterol LDL “ruim”. O colesterol LDL oxidado pode contribuir para o acúmulo de placas nas artérias.

8. Mantém a saúde e o viço da pele

Com poderosas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, o guaraná é popular na indústria de cosméticos como ingrediente em cremes, loções, sabonetes e produtos para os cabelos antienvelhecimento.

Além disso, seu conteúdo de cafeína auxilia o fluxo sanguíneo para a pele. Estudos em tubos de ensaio mostraram que os antioxidantes do guaraná podem reduzir significativamente os danos à pele relacionados à idade.

Possíveis efeitos colaterais

Embora o consumo moderado de guaraná seja seguro para a maioria das pessoas, a ingestão de cafeína em altas doses por períodos prolongados pode causar efeitos colaterais, como insônia, nervosismo e inquietação, irritação do estômago, náuseas, vômitos, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, respiração rápida, tremores, delírio, diurese e outros efeitos colaterais.

Grandes doses de guaraná podem causar dor de cabeça, ansiedade, agitação, zumbido nos ouvidos, dor ao urinar, cólicas estomacais e batimentos cardíacos irregulares. Pessoas que tomam guaraná regularmente podem apresentar sintomas de abstinência de cafeína ao reduzirem a dose usual.

Ao consumir, prefira formas mais naturais do guaraná, evitando refrigerantes e bebidas energéticas que contêm açúcar e são potencialmente prejudiciais para a saúde.

PORTAL SBN

 

 

 

Últimas da Bahia

Veja Mais +