Escolas municipais de Pedro Canário será 100% climatizadas
Escolas climatizas melhora aprendizagem dos estudantesA prefeitura Municipal de Pedro Canário no norte do Espírito Santo continua promovendo educação com dignidade aos alunos canarienses, nas escolas alunos e professores vão se manter focados nas atividades em sala de aulas, já que eles se incomodam tanto com o calor ou frio intenso. Sem ter que se preocupar com o clima e nem reclamar dele, os alunos ficam incrivelmente mais focados enquanto o clima está ameno.
Este investimento foi anunciado pelo prefeito Bruno Araújo na manhã desta quinta-feira (16/11/2023), que serão instalados equipamentos de climatização em todas as escolas da rede municipal de ensino de Pedro Canário.
Isso mostra o compromisso da Prefeitura Municipal de Pedro Canário com a qualidade da educação e o bem-estar dos alunos e professores. A instalação de equipamentos de climatização nas escolas certamente contribuirá para um ambiente mais propício ao aprendizado, eliminando as preocupações com o clima extremo.
“O clima escolar é a percepção dos estudantes, professores e alunos sobre o meio que os cercam, seja sobre toda a instituição de ensino ou a própria sala de aula. Nesse sentido, essa percepção é estabelecida a partir de aspectos emocionais, sociais e psicológicos presentes em todo o ambiente escolar.” Destacou o prefeito Bruno.
No total, serão adquiridos mais de 250 aparelhos com diversas potências, que representam um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão de reais, que beneficiará mais de 3 mil alunos da rede, além de professores e funcionários da Educação Infantil (creche e pré-escola) e do Ensino Fundamental I.
O investimento em infraestrutura escolar, como a climatização, não apenas melhora as condições de trabalho para os professores, mas também cria um ambiente mais confortável para os alunos, facilitando o foco nas atividades educacionais. A consideração do prefeito Bruno Araújo em relação ao impacto do clima no ambiente escolar e a decisão de agir para melhorar essa situação são louváveis.
O secretário de Educação, Everton Riazor, reforçou que a instalação dos equipamentos deve auxiliar no desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Estamos passando por um momento de instabilidade climática muito grande, e isso tem refletido na sala de aula. Por conta do forte calor, as crianças tendem a ficar mais inquietas e acabam perdendo o foco principal que são as atividades educacionais, além disso, os profissionais também precisam de um espaço com máximo de conforto para exercerem as suas funções. O ensino inicia-se com infraestrutura de qualidade," finalizou o secretário.
Espera-se que essa iniciativa beneficie significativamente a comunidade educacional de Pedro Canário, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e bem-estar dos estudantes e educadores.
Portal SBN | Luscivanio Lopes | Daniel Viana