As 10 questões mais difíceis e polêmicas do Enem e as resoluções
Probabilidade, cálculos de velocidade e noções de Idade Média foram alguns dos assuntos cobrados nas questões mais exigentes da edição deste ano, segundo docentes do Anglo.As dez perguntas consideradas mais difíceis e polêmicas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) foram respondidas pelos professores do Curso Anglo. Confira mais abaixo o Top 10.
Aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, o exame foi avaliado, no geral, como equilibrado. Das 180 questões, porém, uma delas, de matemática, não tinha alternativa correta, segundo cursinhos, e corre o risco de ser anulada.
GABARITO EXTRAOFICIAL: Confira a correção feita pelo Anglo
O gabarito oficial será divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No primeiro dia, os participantes fizeram as provas linguagens e ciências humanas, além da redação, cujo tema foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Para o professor do Anglo Maurício Soares, uma das mais difíceis da prova de linguagens era a questão 20 no caderno rosa, 29 no amarelo, 23 no azul e 34 no branco. A pergunta cobrava do aluno interpretação de texto para concluir a intenção do narrador do texto auxiliar.
"Essa pergunta é bem imprecisa, porque o narrador estabelece correlações que refletem, ou seja, que sugerem outras relações, o que dá muitas possibilidades de resposta", avalia.
Ainda em linguagens, o professor Henrique Braga escolheu a questão 40 da prova rosa como uma das mais difíceis. Ela é a 26 da prova amarela, 18 da prova azul e 14 da prova branca. O enunciado fala sobre o calçamento de Copacabana, no Rio de Janeiro, e pede que o participante identifique o que caracteriza a organização do texto.
"Para perceber o que era correto, era fundamental notar que algumas frases do texto eram frases nominais, e elas davam dinamismo à narrativa", explica ele.
Questão 3 - sobre direitos das mulheresAinda em ciências humanas, a questão mais difícil, segundo o professor Pablo López, foi a questão 85 da prova rosa. Ela equivale ao item 49 do caderno amarelo, 64 do azul e 74 do branco. A questão trata de como forças naturais causam transformações na superfície terrestre que favorecem a ocupação deste território.
Outra questão da prova de ciências humanas apontada como mais difícil pelo professor Heitor Ribeiro é a de número 84 na prova rosa, que corresponde à 48 na prova amarela, 63 na azul e 73 na branca. "Ela exigia que o candidato tivesse um bom domínio de Idade Média -- precisava conhecer muito bem este conteúdo -- e precisava também fazer uma leitura muito atenta do texto", explica.
A questão 111 de ciências da natureza da prova rosa está entre as mais difíceis da edição, segundo Rodrigo Machado. Ela corresponde ao item 106 da prova amarela, 101 da prova azul e 126 da prova cinza. "O candidato precisava indicar qual cana de açúcar tem a maior concentração de sacarose para a fabricação de etanol", explica Rodrigo Machado.