Crianças contam com a presença das famílias em acolhimento da educação infantil

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Crianças contam com a presença das famílias em acolhimento da educação infantil

Teve até banho de mangueira para espantar o calor e fazer a alegria da criançada.
Educação - Vitória

Com o início do ano letivo, mais de 14 mil crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Vitória participam, nos primeiros dias, da fase de acolhimento, com horário reduzido e presença de um familiar ou responsável nesse período. Afinal, muitas delas vivem pela primeira vez a experiência de estarem por algumas horas distantes da família e, mesmo aqueles que já frequentaram os Cmei no ano anterior, necessitam de um período de adaptação.

Sendo assim, trata-se de um processo fundamental para a construção de vínculos entre os pequenos, suas famílias e os profissionais da educação. Por isso, os 49 Cmei de Vitória prepararam diversas atividades e dinâmicas pensadas com carinho para tornar o processo tranquilo e prazeroso para todos no início do ano letivo.

No Cmei em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha, que fica no bairro Comdusa, a equipe pedagógica tem recebido as crianças com muita animação, alegria e disposição. Além disso, nesta terça-feira (07), eles contaram com a presença da Silvinha, a ilustre mascote do Cmei que faz sucesso com a criançada e tornou o momento da chegada na unidade de ensino ainda mais especial para todos.

Após muita diversão, brincadeiras, interação e fotos com a mascote, os pequenos foram para as salas de aula, em que se iniciam diversas dinâmicas para fomentar a interação entre os pares. Músicas infantis, brincadeiras, jogos e contação de histórias são algumas das estratégias utilizadas. Teve até banho de mangueira para espantar o calor e fazer a alegria da criançada.

"O período de adaptação na educação infantil é de suma importância para que os professores criem vínculos com as crianças e elas sintam-se seguras no ambiente escolar. Um acolhimento afetivo, dinâmico, com olhar individualizado para as necessidades de cada criança, auxilia no processo de adaptação e traz segurança para as famílias, principalmente para aquelas que estão frequentando pela primeira vez uma escola", ressaltou a diretora do Cmei, Waldirene do Carmo.

"Esse ano, as famílias dos grupos 2, estão participando ativamente dos momentos de acolhimento, acompanhando em sala de aula a rotina da turma, conhecendo melhor os profissionais que estarão integralmente com seus filhos e as propostas de aprendizagem. Na próxima semana faremos a 'semana diferente' com atividades diversificadas integradoras, como teatro e brincadeiras, encerrando com um animando baile de carnaval na sexta-feira", contou.

Satisfação

Até mesmo a hora do lanche é acompanhada por muita cantoria e diversão. Poliana Rocha, mãe de Beatriz, do grupo 5, e de Maitê, do grupo 2, e neste ano está acompanhando a filha mais nova no acolhimento, conta que o processo é fundamental para deixar todos mais tranquilos, especialmente as próprias famílias.

"Esse é um processo muito importante para que todos possamos ficar tranquilos, é sempre muito bem feito pelo Cmei em todos os anos. Além de deixar nossos filhos mais seguros para essa nova fase, também é fundamental para que nós tenhamos mais segurança em deixá-los aqui sabendo que estão sendo bem cuidados", disse.

Já Cristiane Schlickmann, mãe da pequena Arya, está participando pela primeira vez da adaptação no Cmei, e considera que o processo está sendo bem conduzido, de forma tranquila e prazerosa para todos os envolvidos. "Achei muito bom, ela tem se sentido muito à vontade. As professoras estão sendo muito atenciosas e carinhosas durante todo o processo, o que me deixa muito tranquila e também nos aproxima mais da escola", contou.

Novidades encantam comunidade escolar

No Cmei Gilda de Athayde Ramos, que fica em São Pedro, a comunidade escolar conta com várias novidades que tem de tudo para tornar o acolhimento ainda mais agradável para todos. Utilizando a verba repassada pela Seme para o Conselho de Escola, a unidade de ensino realizou intervenções que enriqueceram os espaços que serão utilizados pelas crianças ao longo do ano letivo.

São duas novas salas para receber os pequenos da Jornada Ampliada: uma sala multiuso, que permitirá a equipe pedagógica explorar diversas estratégias pedagógicas; pintura nova do refeitório; dois novos pátios e uma sala de leitura.

"Foi incrível quando cheguei pela primeira vez com meu pequeno este ano e nos depararmos praticamente com uma nova escola, ele foi reparando em cada novo detalhe. Nós amamos todos os espaços, especialmente o da Jornada Ampliada, com muitas cores, brinquedos, cantinhos especiais que certamente farão as crianças ir para a escola com prazer, e também deixar os pais seguros em ver o potencial da escola de receber bem nossos filhos", disse Micheline Barbosa, mãe de Enzo, do grupo 5, e do Samuel, do grupo 3.

"Estou encantada com o acolhimento neste ano. A escola está de cara nova e bem cuidada, com várias novidades, tornou este momento ainda mais tranquilo. No primeiro dia, minha filha logo correu para o meio da salinha pois eram tantos brinquedos e novidades que ela se sentiu confiante e pareceu que nem ia precisar da minha presença. Tem sido um processo muito tranquilo e alegre para nós", disse Queila Sales, mãe da pequena Maya, do grupo 2.

A diretora da unidade de ensino, Darsônia Almeida, falou sobre as novidades trazidas pela unidade de ensino para o ano letivo de 2023.

"Estamos iniciando um novo ano letivo, com muita alegria! O período de acolhimento está sendo bastante tranquilo, a escola foi organizada com muito carinho para recebermos as crianças e seus familiares. A volta às aulas é um recomeço, e minha expectativa esse ano é de dar continuidade ao trabalho de excelência da educação infantil do município de Vitória, oportunizando a comunidade escolar uma educação pública de qualidade", afirmou a diretora da unidade de ensino, Claudia Cazotto.

"Fizemos um planejamento para qualificar nossos espaços, especialmente para as crianças da Jornada Ampliada, que irão passar o dia inteiro na escola. Recuperamos móveis, redecoramos espaços, fizemos de tudo para preparar com cuidado e otimizar nossos espaços visando o maior conforto e atratividade para os pequenos. Queremos que sintam vontade de vir para a escola todo dia, com espaços alegres e divertidos, que propiciem a boa convivência e alegria", ressaltou a diretora.

No Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti, em Jardim da Penha, a comunidade escolar se depara logo na entrada com um portal de balões de festa junto a um mural com uma mensagem de boas-vindas. O objetivo da equipe escolar é propiciar um ambiente alegre e receptivo para as crianças e famílias.

Por lá, alguns dos familiares ficam numa área de espera até ser chamado para a sala de aula, depois, com os filhos já tranquilos com a professora e a turma, podem deixar a unidade de ensino mais confiantes.

"O acolhimento está sendo muito bom, apesar de ser um desafio porque a minha filha é muito apegada comigo. Mas as professoras, sempre acolhedoras, pacientes e receptivas fazem toda a diferença no processo. Acho que é muito importante estarmos juntos e apoiando nossos pequenos nesse momento", disse Kelly Ribeiro, mãe de Isabela Valentina, que este ano iniciou o ano letivo no grupo 6.

Horário especial

Nas primeiras semanas, o horário das crianças da Educação Infantil é diferente para o período de acolhimento e adaptação dos pequenos, especialmente para os grupos 1, 2 e 3, com os bebês a partir de 6 meses.

Veja como será a adaptação na Educação Infantil

De 6 a 10 de fevereiro

  • Matutino: das 7h às 10 horas
  • Vespertino: das 13h às 16 horas

A partir do dia 13 de fevereiro

  • Todas as turmas já passam a frequentar o Cmei no horário cheio, que é das 7h às 12h no turno matutino e das 13h às 18h no vespertino.

Tempo Integral

Já no tempo integral, os horários para adaptação à rotina escolar são diferentes.

  • De 6 a 10 de fevereiro: das 7h às 10 horas.
  • De 13 a 24 de fevereiro: das 7h às 14 horas.
  • A partir de 27 de fevereiro: das 7h às 16 horas.

Durante o acolhimento inicial, os professores fazem um "tour" com cada turminha, em que apresentam às crianças a equipe escolar, os diversos espaços da escola (refeitório, pátios, entre outros espaços) e demais elementos da rotina. A coordenadora do Tempo Integral da Seme, Silvana Teixeira, conta mais detalhes sobre o acolhimento na modalidade de tempo integral.

"Organizado por toda a equipe escolar e desenvolvido coletivamente, o acolhimento é o momento das primeiras oportunidades para produzir sentidos para as crianças como participantes de uma rotina de 9 horas diárias, em um ambiente escolar cujas relações fazem com que ele seja compreendido como um lugar de respeito, escuta, cuidado e acolhimento", pontua.

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