Notícia-crime contra vereador de Vitória é enviada ao STF
Acusado de difamar o Supremo Tribunal Federal e seus membros, parlamentar bolsonarista pode ser incluído no chamado Inquérito das Fake NewsO Ministério Público Estadual (MPES) enviou, para apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF), uma notícia-crime contra o vereador bolsonarista Luiz Emanuel Zouain (sem partido), feita por uma moradora de Vitória.
Segundo a denunciante, o parlamentar da Capital vem, de forma recorrente, postando em suas redes sociais “manifestações que incitam o ódio que resultam em atos antidemocráticos que atentam à manutenção do Estado Democrático de Direito”.
A moradora denuncia também que Luiz Emanuel utiliza-se desses mesmos veículos, além de pronunciamentos na tribuna da Câmara, para “disseminar ofensas à honorabilidade da Suprema Corte [STF] e seus ministros, colocando em risco a segurança destes e de seus familiares".
A coluna teve acesso à queixa-crime formulada pela aposentada. A peça, bastante extensa, traz cópias de postagens de Luiz Emanuel nas redes sociais que, no entender da denunciante, estariam ofendendo ministros do STF e a própria instituição.
O Ministério Público recebeu a queixa-crime, no final de março, e a remeteu ao STF por entender que as denúncias têm conexão com o inquérito Nº 4.781, o chamado Inquérito das Fake News, instaurado no Supremo em 2019.
Portal SBN