PGR pede condenação de acusados por morte de Marielle Franco
A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu, nesta quarta-feira (24/02/2026), a condenação dos cinco réus apontados como mandantes dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em 2018.
O representante e vice-procurador-geral da república, Hindemburgo Chateaubriand, solicitou a procedência integral da ação penal e a fixação de indenização por danos morais às famílias das vítimas.
e Rivaldo Barbosa, acusados de mandar
matar Marielle Franco / Foto: Reprodução
Respondem por duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, o delegado Rivaldo Barbosa e o ex-policial militar Ronald Paulo de Alves. Já o ex-assessor Robson Calixto Fonseca, chamado de “Peixe”, é réu por organização criminosa ao lado dos irmãos Brazão.
O processo tramita no Supremo em razão do foro por prerrogativa de função de Chiquinho Brazão à época da investigação, quando exercia mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Marielle e Anderson foram mortos na noite do dia de 14 de março de 2018, no centro do Rio de Janeiro. A vereadora retornava para casa, na Tijuca, após participar de um encontro com mulheres negras na Lapa. Fernanda Chaves, que estava no veículo, sobreviveu ao atentado.
Portal SBN | Lucas Queiroz

