Violino popular brasileiro é tema de espetáculo gratuito no Teatro do Sesi
Duo formado por Ricardo Herz e a francesa Vanille Goovaerts apresenta o show “Redescobrindo o violino popular e a rabeca”, no dia 11 de dezembro, em Vitória
A força e diversidade do violino popular brasileiro é o tema do espetáculo que será apresentado pelo duo de violinistas Ricardo Herz e Vanille Goovaerts, no dia 11 de dezembro, às 20h, no Teatro do Sesi, em Vitória. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.
Intitulada “Redescobrindo o violino popular e a rabeca”, a turnê conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Considerado o reinventor do violino brasileiro, Ricardo Herz conheceu a violinista e rabequeira francesa Vanille Goovaerts em 2019, na Ilha do Cardoso (SP), onde eles tocaram juntos em um encontro de fandango caiçara, manifestação cultural típica da região. “Nossa pesquisa da rabeca e do violino popular fez nossos caminhos se cruzarem”, revela o violinista.
A partir daquele momento os músicos passaram a se apresentar em duo com a proposta de revisitar o violino, com foco nas possibilidades rítmicas e harmônicas do instrumento e na variedade de ritmos brasileiros. “O duo quer surpreender o público tocando o violino de um jeito diferente, dançante e cheio de alegria, num verdadeiro diálogo, revezando nas melodias e no acompanhamento, com um sendo a continuação do outro, se completando e contrastando”, afirma Herz. “É um show vibrante, cheio de ritmo, improvisação e lirismo”, acrescenta o músico.
O espetáculo que chega a Vitória foi apresentado em Belo Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ), e está percorrendo 11 teatros do Sesi em cidades do estado de São Paulo, incluindo as unidades de Itapetininga e da capital. Simultaneamente, o duo ministrou oficinas de violino popular e rabeca em cidades da Alemanha, na região da Galícia, na Espanha, e no Festival de Jacobina (BA), entre outros.
O repertório traz composições de Ricardo Herz (violino e rabeca), Vanille Goovaerts (violino, rabeca e voz) e uma releitura do clássico choro “Odeon”, de Ernesto Nazareth. “O repertório é composto em sua maioria pelas minhas músicas, que se baseiam numa grande variedade de ritmos populares brasileiros, a exemplo do xote, samba, frevo, toada, baião, chamamé e ijexá, entre outros”, observa Herz. Ele lembra que o duo apresenta o violino popular brasileiro em toda a sua pluralidade, trazendo, além do violino, as rabecas e suas vozes peculiares.
Instrumento de arco, precursor do violino, a rabeca é muito comum na música popular nordestina. Existem, porém, algumas diferenças entre os instrumentos. “No Conservatório de Lisboa, até por volta de 1910, o violino era chamado de rabeca. A rabeca é mais aberta, pode ter cinco cordas e diferentes afinações”, explica Herz.
Workshop
Paralelamente à turnê, Ricardo Herz realiza oficinas gratuitas de formação musical. Em Vitória, ele vai ministrar um workshop de composição no dia 10 de dezembro, das 14h às 17h, no espaço do Laboratório de Áudio Musical da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), localizado no Centro de Artes, no campus de Goiabeiras. A atividade formativa consiste em um bate-papo com demonstrações práticas e espaço para interação por parte dos músicos presentes. “A gente fala sobre o processo de criação das músicas, dos arranjos, da improvisação e de como acompanhar com o violino, que normalmente aparece como solista e sempre atrelado à partitura”, adianta o violinista. As inscrições, limitadas a 40 vagas, podem ser feitas gratuitamente através do link https://forms.gle/iWxErQh1jxmwbtMg8.
PROGRAME-SE:
Espetáculo “Redescobrindo o violino popular e a rabeca”
Com Ricardo Herz e Vanille Goovaerts
Data: 11 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi - R. Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória (ES), 29.060-810
Entrada: gratuita, limitada à capacidade do teatro. Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet - do Ministério da Cultura (MinC)
REPERTÓRIO:
Um Xote Apaixonado (Ricardo Herz)
2. Chamaoque? (Ricardo Herz)
3. Seu Domingos (Ricardo Herz)
4. Maracatúngaro (Ricardo Herz)
5. Minhoca (Ricardo Herz)
6. Gira-Gira (Ricardo Herz)
7. Boinas, Bigodes e Guarda-Chuvas (Ricardo Herz)
8. Mourinho (Ricardo Herz)
9. Forró Colorido (Vanille Goovaerts)
10. Odeon (Ernesto Nazareth)
Workshop de Composição com Ricardo Herz
Data: 10 de dezembro (terça-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: Laboratório de Áudio Musical da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Centro de Artes, Prédio de Multimeios, sala 106 – campus de Goiabeiras, Vitória (ES)
Vagas: 40
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/iWxErQh1jxmwbtMg8
SOBRE VANILLE GOOVAERTS:
Violinista francesa formada em Jazz pelo Conservatório de Chambéry, França, apaixonou-se pela rabeca e o forró desde 2018. Fez duas viagens de pesquisa no Nordeste do Brasil e na região de São Paulo, encontrando os mestres Luiz Paixão, Cláudio Rabeca e Aglaia Costa, conhecendo luthiers (artesão de instrumentos) e participando de manifestações culturais. Radicada desde 2019 em São Paulo, tem um duo de violino e rabeca com Ricardo Herz e o quarteto com percussão Ronco do Violino, Forró de Rabeca. Participa de vários projetos tocando rabeca, no grupo Xaxado Novo, Coletivo Forró das Minas, Chegaê, e também no violino, no Ensemble Choro Erudito e na formação feminina Octeta.
Apaixonada pelo forró, o que a leva a viajar pelo Nordeste desde 2018, começou a aprender a rabeca com o mestre Luiz Paixão e a pesquisar a música brasileira com músicos de Olinda (PE). A expressão e o compartilhamento é o que Vanille procura na música, e esse tipo de encontro musical a levou à música brasileira.
SOBRE RICARDO HERZ:
Ricardo Herz é considerado o reinventor do violino brasileiro. Graduado em violino erudito pela USP, iniciou sua formação musical aos seis anos, tendo passado pela escola Fukuda, em São Paulo, e aperfeiçoado seu conhecimento em escolas renomadas como a Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e o Centre des Musiques Didier Lockwood, na França. Atuou como solista e compositor em orquestras como Camerata Fukuda, Sphinx Virtuosi (EUA) e Camerata Romeu (Cuba). Em 2021, recebeu o Prêmio Profissionais da Música nas categorias Artista Instrumental e Autor Instrumental. Herz tem 11 álbuns lançados, incluindo “Nova Música Brasileira para Cordas” (2019), com a orquestra feminina de cordas cubana Camerata Romeu. Em 2024, lançou o álbum “Sonhando o Brasil – Ricardo Herz Trio”, com Fabio Leandro ao piano e Pedro Ito na bateria. Além de trabalhos solo, gravou discos em duo com Nelson Ayres, Yamandú Costa, Antonio Loureiro e Samuca do Acordeon. Desde 2019 apresenta-se em duo com a violinista e rabequeira Vanille Goovaerts. Requisitado por orquestras e grupos de câmara de todo o país, Herz apresentou-se com a Camerata Jovem Vale Música em quatro oportunidades: em Vitória, no Teatro Universitário e no Marien Calixte Jazz Music Festival; e em São Paulo, no Festival de Inverno de Campos do Jordão e na Sala São Paulo.
Na área pedagógica, mantém o aspecto inovador de sua carreira com o lançamento do primeiro método online de violino popular brasileiro, disponível no site www.ricardoherz.com.br.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS