Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da arte

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da arte

Cultura - Espírito Santo

Iniciativa integra o Projeto “ECOARTEIROS - Educação, Arte + Ecologia em Ações Criativas”, realizado pelo Instituto ICORES e pela comunidade, por meio de edital do Instituto Unimed Vitória, em parceria com a Comprocard

Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da arteDesde o mês de agosto de 2025, o dia a dia de 250 crianças e adolescentes que moram no bairro Maria Ortiz, em Vitória, passou a envolver atividades voltadas para a reciclagem e reutilização de materiais. Por meio de oficinas de desenho e pintura, os alunos aprenderam a pintar latas de tinta, que são transformadas em obras de arte para exposição e venda, com renda revertida para a própria comunidade.

Esses resultados são frutos do projeto “ECOARTEIROS - Educação, Arte + Ecologia em Ações Criativas”, desenvolvido pelo Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES), juntamente com a Casa de Atendimento a Crianças e Adolescentes (Caoca). A iniciativa é viabilizada por meio do Edital Transformar 2025, realizado pelo Instituto Unimed Vitória, em parceria com a empresa Comprocard.

Com esta ação educativa, que durou quatro meses, o Instituto ICORES pretende colaborar para mitigar as inúmeras vulnerabilidades e violações de direitos das crianças na região.

Consciência ambiental

Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da arteO projeto beneficiou diretamente cerca de 50 crianças e adolescentes, que participaram das oficinas nos turnos matutino e vespertino, uma vez por semana, com 1h30 de duração cada uma. As ações têm como objetivo promover a consciência ambiental e o protagonismo juvenil, conforme destaca a presidente do ICORES, Zuleica Faria: “Com a implementação do projeto, esperamos despertar a conscientização ambiental ampliada entre os jovens, o desenvolvimento de habilidades artísticas e o senso de pertencimento, a redução do descarte incorreto de materiais, o protagonismo juvenil em ações sociais sustentáveis, o fortalecimento da rede comunitária e a valorização cultural local ”.

Rodas de conversa

As estratégias para adesão ao projeto incluíram a abordagem da educação ambiental de forma lúdica, por meio de rodas de conversa divertidas, em que as crianças e adolescentes respondiam a temas como: “O que é o meio ambiente?”; “Poluição e reciclagem”; “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” e o papel de cada um na preservação ambiental.
 
Além disso, nas oficinas de pintura e reciclagem criativa as crianças obtiveram as primeiras noções de artes visuais e técnicas básicas de pintura. “Elas aprenderam a criar um projeto de arte, partindo desde a poética da criação, a escolha da paleta de cores e os croquis, até a apresentação da obra, transformando-se em verdadeiros artistas mirins”, descreve a presidente Zuleica Faria.

Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da arteDurante esse processo, as crianças pintaram latinhas de tinta vazias e já usadas do Instituto ICORES, com temas livres. Ao final, os alunos pintaram um pequeno mural na Caoca, tendo como tema o meio ambiente, revitalizando o espaço utilizado pelas crianças e adolescentes.

Vulnerabilidade social

Para a presidente do Caoca, Miroslavia Façanha de Souza, conhecida como “Mira”, o projeto “ECOARTEIROS - Educação, Arte + Ecologia em Ações Criativas” proporciona diversos benefícios para as crianças e adolescentes atendidos pela entidade, entre os quais a educação ambiental, formação cidadã, expressão artística, consciência ecológica e responsabilidade social.
  
“Nosso território é marcado por vulnerabilidade social e enfrenta desafios estruturais que afetam diretamente o desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes. Além disso, a região convive com problemas ambientais significativos. Neste contexto, o projeto une educação ambiental, arte e cultura como forma de estabelecer pontes e criar vínculos, promovendo transformações sociais na comunidade”, observa Mira.

 
FIQUE POR DENTRO:

Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da arteProjeto “ECOARTEIROS - Educação, Arte + Ecologia em Ações Criativas”

Realização: Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES)

Parceria: Casa de Atendimento a Crianças e Adolescentes (Caoca)

Apoio: Projeto aprovado pelo Edital Transformar 2025, realizado pelo Instituto Unimed Vitória, em parceria com a empresa Comprocard

Local: Casa de Atendimento a Crianças e Adolescentes (Caoca) - Rua Prof. Mario Bodart, 304 - Maria Ortiz, Vitória - ES, 29040-710

Telefone: (27) 3327-4928

Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da artePúblico-alvo: Comunidade da Caoca (famílias, escolas, lideranças locais), parceiros e apoiadores institucionais (ONGs, empresas, Instituto ICORES) e público em geral
 
SOBRE O ICORES:

O Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES) tem origem no Instituto “TamoJunto”, criado em agosto de 2009, na cidade de Vitória, com o objetivo de utilizar a arte, cultura, educação ambiental, esporte, lazer e a valorização do ser humano como ferramentas de transformação social.

Em 19 de dezembro de 2020, a entidade amplia seus objetivos sociais, passando a se chamar ICORES. A partir daquele momento, passa a desenvolver projetos em parceria com a Prefeitura de Vitória, a Prefeitura de Vila Velha e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Vitória (Concav), bem como com empresas privadas como ArcelorMittal e Vale.

Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da arte

De dezembro de 2021 a março de 2022, a convite do Coletivo Cores que Acolhem, o ICORES desenvolve todo o projeto pedagógico de pesquisa do projeto “Colorindo o Centro”, que pintou um corredor cultural de mais de 2,7 km contando a história do Centro de Vitória, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).

Igualmente em parceria com o Coletivo Cores que Acolhem, o ICORES realizou, entre dezembro de 2022 e março de 2023, a revitalização do primeiro mural de Jardim da Penha, na Av. Francisco Generoso da Fonseca, com a participação de alunos de 8 a 12 anos das escolas municipais Álvaro de Castro Mattos, Eber Louzada Zipinotti, Renascer, Zenaide M. Cavalcanti e da escola do SESI.

“Porão em Cores”

Somando-se a isso, desenvolve projetos voltados às crianças e adolescentes. Em parceria com a EMEF Álvaro de Castro Mattos, o ICORES lançou o projeto “Porão em Cores”, que retrata, através do audiovisual, o dia a dia dos estudantes com altas habilidades e superdotação daquela instituição – referência internacional na área.

No campo da garantia de direitos, o instituto promove o assessoramento de coletivos de jovens, em especial do Coletivo Beco. Na área de combate ao abandono e maus-tratos aos animais, em abril de 2024 o ICORES entregou à cidade de Vitória o mural “Amor de 4 Patas”, localizado na descida da Ponte Ayrton Senna, que liga os bairros Praia do Canto e Jardim da Penha. Com cerca de 250 m2, a obra tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a causa animal e contou com a parceria da Sociedade Protetora dos Animais do Estado do Espírito Santo (Sopaes).

Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da arte

PORTAL  SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Últimas da Bahia

Veja Mais +