Saiba quais frutas são campeãs em potássio e seus benefícios para o corpo

O potássio é um componente importante para o funcionamento geral do organismo, pois auxilia o na formação de músculos e nervos. Pode ser obtido por meio da alimentação, sendo a banana uma das frutas mais associadas ao mineral. No entanto, outros ingredientes possuem um teor muito maior do nutriente.
É o caso do tamarindo, uma fruta acida originária da África equatorial, geralmente consumida in-natura ou no preparo de doces, geleias e bebidas.
Qual o teor de potássio do tamarindo?
De acordo com Ligiane Loureiro, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, o tamarindo é altamente rica em potássio. “100 g de tamarindo contém, em média, 722 mg de potássio, o que é mais do que o dobro da quantidade presente na banana”, esclarece a especialista. Para se ter uma ideia, 100g de banana tem em média 350mg do mineral.
Quais os benefícios do tamarindo?
“O tamarindo é rico em fibras, vitaminas A, C, E, do complexo B e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e manganês”, informa a nutricionista. Ligiane também destaca que a fruta contém ácido fólico, magnésio, flavonoides e polifenois, propriedades que lhe atribuem os seguintes benefícios a saúde:
- Auxilia no controle do açúcar sanguíneo
- Ajuda na redução do colesterol LDL
- Previne o envelhecimento precoce
- Auxilia no processo de cicatrização
- Previne a prisão de ventre
- Reduz inflamações
- Fortalece a imunidade
- Ajuda no funcionamento gastrointestinal
- Melhora a saúde visual
- Promove saciedade
- É fonte de energia
Outras frutas ricas em potássio
Segundo Loureiro, outras frutas que – assim como o tamarindo – fornecem uma quantidade de potássio superior a banana são:
Abacate: 500 mg de potássio a cada 100 gramas (o equivalente a um quarto de uma unidade grande)
Uva passa: 750 mg de potássio a cada 100 gramas, sendo um alimento campeão na presença do nutriente
Por: Minha Vida