Projeto educativo leva estudantes de Vitória a uma experiência teatral

O projeto está entrando em sua fase final e já levou mais de 600 alunos ao teatro. No espetáculo, bruxas tentam impedir que as crianças leiam, atrapalhando sua criatividade.
Nesta terça-feira (21/10), alunos da EMEF Professor Vercenílio da Silva Pascoal, no bairro Joana D'arc, vão assistir, gratuitamente, à peça “O Livro Mágico e a Dança Divertida”, na Sala Abel Santana, em Jardim da Penha. A ação integra o projeto “A Escola Vai ao Teatro”, que tem como objetivo democratizar o acesso ao teatro infantil entre estudantes da rede pública municipal de Vitória.
O projeto está entrando em sua fase final e já levou mais de 600 alunos ao teatro. A montagem, escrita e dirigida por Abel Santana, foi premiada em dois festivais de teatro em Minas Gerais. O enredo valoriza a leitura, com personagens divertidos e a clássica luta do bem contra o mal, acompanhada de música. No espetáculo, bruxas tentam impedir que as crianças leiam, atrapalhando sua criatividade.
“Nosso objetivo é despertar nas crianças o prazer pela leitura e mostrar que o teatro também pode ser uma sala de aula diferente, onde se aprende brincando. Cada risada e cada olhar curioso durante a peça mostram que a arte tem o poder de transformar e educar ao mesmo tempo”, afirma Abel Santana.
Esta é a primeira produção infantil de Abel Santana, que já acumula mais de 45 peças no currículo, atuando na maioria delas, além de assinar roteiro e direção. Segundo o diretor, “é uma peça leve, divertida, mas que transmite ensinamentos importantes para a plateia”.
O elenco é formado pelos atores Abel Santana, Danniel Machado, Breno Teixeira, Letícia Carvalho, Deise Freitas, Bruna Nascimento, Anna Bia Martins, Milena Valentim, Ana Mathielo e Lina Carneiro. Abel também assina a sonoplastia, enquanto Otávio Rodrigues é responsável pela iluminação. As apresentações receberão cerca de mil pessoas, entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), em parceria com a Oficina de Atores Abel Santana. Conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória e do Asilo dos Idosos de Vitória, e é patrocinada pelo Grupo Águia Branca, também via LICC.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS