Lei de autoria do deputado Toninho da Emater institui o Dia Estadual de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis

O governador do Estado, Renato Casagrande, sancionou a Lei nº 12.585/2025, de autoria do deputado estadual Toninho da Emater (PSB), que institui o Dia Estadual de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ser celebrado anualmente em 7 de junho.
A nova lei representa um marco de reconhecimento e valorização dos profissionais que exercem papel essencial na coleta seletiva e na promoção da sustentabilidade ambiental em todo o Espírito Santo.
Desde o início de seu mandato na Assembleia Legislativa, Toninho da Emater tem mantido diálogo constante com representantes da categoria, ouvindo suas demandas e trabalhando para garantir melhores condições de trabalho aos catadores.
_“Os catadores de materiais recicláveis são fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável para o nosso Estado. Essa lei é uma forma de reconhecer e dar visibilidade à categoria”_ , afirmou o deputado.
No último 9 de junho, Toninho esteve no Palácio Anchieta em agenda com o governador Renato Casagrande, o presidente do Consórcio ProdNorte e prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, além de representantes de associações de catadores da região contemplada pelo consórcio.
Na ocasião, foram debatidas ações voltadas ao manejo de resíduos sólidos urbanos — pauta que o parlamentar tem trabalhado há alguns meses, através de reuniões com o secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, o vice-governador, Ricardo Ferraço, e outras autoridades estaduais.
A iniciativa reforça o compromisso do mandato do deputado Toninho da Emater com o reconhecimento dos catadores de materiais recicláveis e a defesa de políticas públicas ambientais.
A Lei nº 12.585/2025 entra em vigor imediatamente e passa a integrar o calendário oficial de datas comemorativas do Espírito Santo.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS