Igreja Adventista do Sétimo Dia celebra 45 anos de história em Pedro Canário

A Igreja Adventista do Sétimo Dia celebrou, neste fim de semana — sexta-feira (3/10) e sábado (4) de outubro de 2025 —, o 45º aniversário de fundação da instituição religiosa em Pedro Canário. A programação foi realizada na sede da Associação Recreativa e Assistencial ao Idoso (ARAI) e reuniu membros, convidados e autoridades da igreja em momentos marcados por fé, gratidão e emoção.
O evento contou com a presença do presidente da Associação Espírito-Santense (AES), pastor Gustavo de Sá, do cantor Vanderson Santos e da Turminha do Nosso Amiguinho, que encantou o público com apresentações musicais e interações lúdicas.
Durante as comemorações, foram realizadas homenagens aos familiares dos pioneiros que iniciaram o trabalho adventista no município. Clemildes Pereira recebeu um troféu de gratidão em nome de seus pais, Saul Pereira (in memoriam) e Cermínia Gondinho Pereira; e Dalmar Rodrigues foi homenageado representando seus pais, Sandoval (in memoriam) e Terezinha Rodrigues (in memoriam).
Na tarde de sábado, a Turminha do Nosso Amiguinho comandou uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças, com a presença dos personagens Noguinho, Cazuza, Luísa, Sabino, Quico, Gi e Azeitona (o cachorro), cantando os clássicos da música gospel infantil e promovendo momentos de alegria e diversão.
Uma história de fé e perseverança
A trajetória da Igreja Adventista em Pedro Canário começou com Saul Pereira e sua família, que deixaram o extremo sul da Bahia para trabalhar no município. Na época, não havia presença adventista na cidade. Movido pela fé, Saul abriu as portas de sua própria casa para a realização dos primeiros cultos e estudos bíblicos.
Com o passar do tempo, o grupo cresceu, e a residência já não comportava mais os encontros. A Associação Espírito-Santense então adquiriu um terreno no bairro São Geraldo, onde foi construída a Igreja Adventista Central de Pedro Canário.
A inauguração ocorreu em 22 de setembro de 1985, marcando o início de uma nova fase na história da fé adventista no município. Desde então, o evangelho se espalhou, alcançando famílias como as de Sandoval Rodrigues, Alice Diogo de Moraes e tantas outras que contribuíram para o crescimento da igreja.
Atualmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia em Pedro Canário conta com cinco congregações na sede — nos bairros São Geraldo, Leonório, Colina, Camata e Esplanada — e ainda com igrejas no Assentamento Castro Alves, Cristal do Norte, Braço do Rio (Conceição da Barra) e São Sebastião do Norte (Montanha).
“A Igreja Adventista do Sétimo Dia em Pedro Canário é a prova viva de como Deus executa seus planos da melhor forma. Um lugar onde não havia presença adventista foi alcançado graças a uma família comprometida com a missão. Louvamos a Deus pela história e temos a certeza de que o futuro será ainda melhor, avançando na mensagem de esperança do retorno de Cristo”, destacou o pastor Tasso Araújo.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS