Francisco será o primeiro papa em 365 anos a ser enterrado fora da Basílica de São Pedro

O papa Francisco será o 1º pontífice em 365 anos a ser sepultado na basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Fica a cerca de 4 km da basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo do papa foi velado.
A última vez que um papa escolheu um local fora da basílica de São Pedro para seu descanso final foi em 1878, quando Leão 13º pediu para ser enterrado na basílica de São João de Latrão.
Francisco optou por Santa Maria Maior por sua ligação pessoal com o templo. Era devoto da Virgem Maria. Desde o início de seu pontificado, em 2013, visitava regularmente a basílica para rezar diante do ícone mariano da “Salus Populi Romani”. Ele costumava se dirigir ao local antes e depois de cada viagem apostólica. Sua última visita se deu em 12 de abril de 2025, dias antes de sua morte, na véspera da Semana Santa.
Segundo o jornal EWTN Vatican, apesar de ser o 1º papa em mais de 3 séculos a fazer essa escolha, Francisco não será o único pontífice sepultado no local. Outros 7 papas estão enterrados em Santa Maria Maior:
Honório 3º;
Nicolau 4º;
São Pio 5º;
Sisto 5º;
Paulo 5º;
Clemente 8º;
Clemente 9º
O caixão do papa Francisco foi selado durante um rito litúrgico realizado na Basílica de São Pedro na 6ª feira (25.abr.2025), às 20h (horário local). Diferentemente de outros líderes da Igreja Católica, Francisco será enterrado em um caixão simples de madeira por escolha própria. A tradição é que o pontífice seja velado em 3 caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho, em uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 papas.
Portal SBN | Com informações | Notícias ao Minuto Brasil