Deputado Marcelo Santos é eleito presidente da Assembleia Legislativa do ES
Marcelo Santos (Podemos) é eleito presidente da Assembleia Legislativa do ESO deputado estadual Marcelo Santos (Podemos) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para o biênio 2023-2024. Sem disputa, a votação ocorreu na tarde desta quarta-feira (1°) após uma única chapa ter sido protocolada, com Hudson Leal (Republicanos) como vice-presidente. O parlamentar está no sexto mandato.
Também compõem a nova Mesa Diretora o deputado Danilo Bahiense (PL) como segundo vice-presidente. O 1° secretário é João Coser (PT) e a 2ª secretária é Janete de Sá (PSB).
Também estão na lista Sérgio Meneguelli (Republicanos) como 3° secretário e Adilson Espíndula (PDT) como 4° secretário.
Marcelo Santos foi eleito com 27 votos favoráveis. Votaram contra a chapa única a deputada Camila Valadão (Psol) e Lucas Polese (PL). Theodorico Ferraço (PP) se absteve de votar.
Mudando o protocolo, o primeiro a votar foi Sérgio Meneguelli que precisou sair, antes da sessão terminar, para continuar seu tratamento de saúde.
Ao votar não, Camila justificou que o fazia "considerando o processo e a composição da chapa".
Já Polese registrou que faz oposição ao governador Renato Casagrande (PSB) há sete anos. "Não votaria no candidato do governo em nenhuma hipótese".
Quem é Marcelo Santos?
Marcelo Santos tem 52 anos, é graduado em Administração e Direito e tem especialização em Direito Político. Recebeu 41.627 votos nas eleições de 2022.
Já foi vereador de Cariacica (1996-2000) e em 2023 assume seu sexto mandato como deputado estadual (2002, 2006, 2010 e 2014, 2018 e 2022). Já foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e diretor municipal de cultura e esporte em Cariacica.
Convergência
Em discurso logo após ser eleito, Marcelo Santos parabenizou Hudson Leal e Vandinho Leite pela convergência que possibilitou a chapa única.
Vandinho liderava grupo que pretendia lançar uma outra chapa e recuou após acordo que levou Hudson para o cargo de 1° vice-presidente.
"Parabenizo Hudson e Vandinho pela convergência, que não foi apenas em prol da Assembleia, mas em prol do povo do Espírito Santo", disse o presidente da Ales.
Parafraseando o ex-presidente da República falecido Tancredo Neves, o novo presidente da Assembleia disse que fica mais feliz quando consegue um acordo do que quando vence um adversário nas urnas.
Ele ainda agradeceu ao desprendimento de Tyago Hoffmann (PSB), que iniciou as conversas que possibilitaram a formação do bloco de deputados e ao governador Casagrande, que declarou abertamente apoio a ele na disputa.
Veja a composição da Mesa
- Presidente: Marcelo Santos (Podemos)
- Vice-presidente: Hudson Leal (Republicanos)
- 2º vice-presidente: Danilo Bahiense (PL)
- 1º secretário: João Coser (PT)
- 2ª secretária: Janete de Sá (PSB)
- 3º secretário: Sérgio Meneguelli (Republicanos)
- 4º secretário: Adilson Espíndula (PDT)
Blocos parlamentares
Após a eleição, o deputado Hudson Leal (Republicanos), eleito 1° vice-presidente da Mesa Diretora, comunicou a formação de um bloco parlamentar formado por Republicanos, PL e PTB. Juntos, os três partidos somam 10 deputados, sendo cinco do PL, quatro do Republicanos e um do PTB.
Já o deputado Dary Pagung (PSB), líder do governo na Casa, comunicou a formação de um bloco com a maioria dos partidos, mas sem detalhar quais.
Portal SBN