Delírio Tropical apresenta caldeirão de ritmos na Arena de Verão de Vila Velha

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Delírio Tropical apresenta caldeirão de ritmos na Arena de Verão de Vila Velha

Cultura - Espírito Santo

 O Festival de Música Regional do Espírito Santo continua nesta semana, na Praia de Itapuã, com shows gratuitos de diversos estilos musicais, incluindo rock, axé, samba e reggae

Delírio Tropical apresenta caldeirão de ritmos na Arena de Verão de Vila VelhaApós o sucesso da primeira etapa de atrações, o Festival Delírio Tropical continua nesta semana trazendo ao público um caldeirão de ritmos que representam a potência e diversidade da música popular produzida no Espírito Santo. De quarta-feira (22) a domingo (26/1), a Arena de Verão de Vila Velha receberá uma maratona de shows de bandas e cantores de estilos que passam pelo pop, MPB, samba, rock, reggae, axé music, funk, rap, hardcore, blues, forró, ritmos eletrônicos e também pela ancestralidade da cultura popular do Espírito Santo.

Com programação totalmente gratuita, a quarta edição do festival acontece na orla de Itapuã, em Vila Velha, em uma área coberta, com mais de dois mil metros quadrados de extensão, onde o público tem a oportunidade de celebrar a identidade cultural capixaba juntamente com uma estrutura que envolve Vila Gastronômica, Feira Criativa e atrações para o público infantil.

Delírio Tropical apresenta caldeirão de ritmos na Arena de Verão de Vila VelhaO espaço é totalmente acessível, de modo a garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam se deslocar e interagir com o ambiente. Da mesma forma, o Delírio Tropical valoriza ações sustentáveis que incluem a separação de resíduos orgânicos e recicláveis; a instalação de lixeiras em toda a área do festival; e a reutilização de materiais de outros eventos, a exemplo da madeira usada nos balcões e estandes da Feira Criativa.

O evento tem patrocínio do Carone, Banestes e Deceldorado, apoio do Sebrae, Farmácia Mônica e Schweppes Mixed, e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha. A Therezópolis é a cerveja oficial. A produção é de A Selva e GZZ.ART, com realização da Puri Produções, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

Música Regional Capixaba

Considerado um dos maiores festivais de música regional do Brasil, o Delírio Tropical elaborou conceitos diferenciados para cada dia de evento, com o objetivo de promover os diversos elementos que formam a identidade cultural capixaba.
A programação será retomada nesta quarta-feira, a partir das 16h, com foco no público infantil e nas apresentações do Grupo Campanelli e da dupla Maria Clara e JP.

Na quinta-feira, o público fará uma viagem no tempo por meio do tema “Anos 60-80 – MPB Jazz & Contracultura Capixaba”.

A seleção dessa noite inclui o cantor e compositor Carlos Papel, a banda Casaca e a homenagem da banda Aurora Gordon aos Mamíferos, grupo seminal da cena musical capixaba que enfrentou a repressão às artes, entre o final dos anos 1960 e o início dos 1970, embalado por letras provocativas, figurinos extravagantes e uma poderosa fusão de jazz e rock.

Homenagem ao Dia D

Delírio Tropical apresenta caldeirão de ritmos na Arena de Verão de Vila VelhaNa sexta-feira, o festival vai destacar o palco “Identidade Capixaba 90-2000 – Rockongo e Hardcore”, em homenagem ao Dia D, festival que marcou época na cena cultural do Espírito Santo entre 1999 e 2002. Entre os destaques estão a banda Dead Fish, referência no hardcore nacional, e o Pé do Lixo, que volta aos palcos com a formação original após um hiato de mais de dez anos.  

No sábado, o Delírio Tropical vai celebrar a diversidade e a cultura periférica com o palco “2010-2020 -  Cultura Urbana, Pop, Samba e Rap/Hop”. A programação vai começar às 9h e promete agitar o público com muito samba, forró, rock, reggae e congo, fechando ao som do funk retrô de Jefinho Faraó, com participação de MC Flavinho.

Balanço & suingue

No domingo, último dia de festival, o Delírio Tropical vai colocar o público para dançar a partir do conceito “Pop, Nova MPB e Lo-Fi”. Entre as atrações, muito balanço e suingue com DJ Larissa Tantan, Leozinho & convidados, Banda de Congo Beatos de São Benedito, Bateria da MUG, Bela Mattar part. Mariana Coelho, Samba Crioulo e Flávia Mendonça, com participação de Fernanda Pádua.

Dessa forma, o Delírio Tropical promove a economia da criatividade valorizando os personagens e movimentos que pavimentaram a cena musical capixaba desde a década de 1960 até a contemporaneidade, conforme destaca Sullivan Silva, membro da direção do festival. “O Delírio Tropical tem o propósito de contribuir para a exaltação dos músicos autorais do Espírito Santo, fortalecendo o mercado musical local e estimulando o surgimento de novos compositores que tenham a inspiração e a imaginação como motor de sua criação artística”, observa Sullivan.

 FESTIVAL DELÍRIO TROPICAL - PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Delírio Tropical apresenta caldeirão de ritmos na Arena de Verão de Vila VelhaData: de 15 a 26 de janeiro
Local do Festival: Arena de Verão da Prefeitura Municipal de Vila Velha, localizada na Praia de Itapuã, na Região Metropolitana do Espírito Santo
Entrada: gratuita
Patrocínio: Carone, Banestes e Deceldorado
Apoio: Farmácia Mônica, Sebrae e Schweppes Mixed
Apoio Institucional: Prefeitura de Vila Velha
Cerveja Oficial: Therezópolis
Produção: GZZ e A Selva
Realização: Puri Produções, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC)

22 DE JANEIRO (QUARTA-FEIRA)
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
16h - DJ Residente
17h30 - Grupo Campanelli
19h30 - Maria Clara e JP

23 DE JANEIRO (QUINTA-FEIRA)
CONCEITO: ANOS 60-80 (MPB-JAZZ & CONTRACULTURA CAPIXABA)
16h30 - DJ Residente: Karine e as Bolachas
18h30 - Carlos Papel & O Quarto Crescente part. Alexandre Borges
20h - Aurora Gordon part. Paulo Branco & Os Mamíferos
22h - Casaca


24 DE JANEIRO (SEXTA-FEIRA)
Delírio Tropical apresenta caldeirão de ritmos na Arena de Verão de Vila VelhaCONCEITO: ID CAPIXABA ANOS 90-2000 - ROCKONGO & HARDCORE (HOMENAGEM AO DIA D)
15h30 - DJ Residente: Carol Vargas
15h55 - Vitu & Moreati part. Ronnie Silveira
17h30 - Maré Tardia
19h - Roberta de Razão part. Ury Vieira
20h30 - Pé do Lixo
22h30 - Dead Fish

25 DE JANEIRO (SÁBADO)
CONCEITO: 2010-2020 (CULTURA URBANA, POP, SAMBA E RAP/HOP)
9h30 - DJ Residente: Marilds
10h - Átilla & Já Gamei
13h - Banda de Congo Raízes
14h - Bloco Sambaju
15h30 - Elaine Augusta part. Samba do Nill
17h - Luiza Andrade part. Comichão
19h - Dub’s Ruy part. André Prando & Léo Abreu (JahRuda)
20h30 - Herança Negra part. Pedro Perez
22h - PTK
22h30 - Jefinho Faraó & Funk Retrô part. MC Flavinho

26 DE JANEIRO (DOMINGO)
CONCEITO: 2010-2020 (POP, NOVA MPB e LO-FI)
9h30 - DJ Residente: Larissa Tantan
10h - Leozinho & convidados
13h - Banda de Congo Beatos de São Benedito
14h - Bateria da MUG
15h30 - Bela Mattar part. Mariana Coelho
17h30 - Samba Crioulo
20h - Flávia Mendonça part. Fernanda Pádua

 O PLANO DE ACESSIBILIDADE DO DELÍRIO TROPICAL É DIVIDIDO EM SETORES:

Acessibilidade física:

Delírio Tropical apresenta caldeirão de ritmos na Arena de Verão de Vila VelhaA acessibilidade física é a que facilita a locomoção no espaço físico do projeto, garantindo que pessoas com diferentes capacidades físicas possam se deslocar e interagir com o ambiente.

Banheiro acessível;
Rampas de acesso;
Piso nivelado;
Área reservada com visão privilegiada para o palco;
Local de embarque e desembarque;

Acessibilidade dos produtos:
A acessibilidade de conteúdo é a que garante que o conteúdo cultural seja compreensível e acessível a todos.

Shows com intérprete de libras;
⁠Shows com audiodescrição;
⁠Cardápios em braille

Outras medidas:
Disponibilização de Abafadores de ouvido nos eventos para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA);
⁠Equipe de atendimento humanizado para recepção e acompanhamento de pessoas PCDs;

O preenchimento da Ficha de Acessibilidade é muito importante para que a equipe se organize e atue de forma mais especializada e humanizada possível, atendendo a todos que precisam de suporte.Formulário de Acessibilidade: festivaldeliriotropical.com.br 

ORIENTAÇÕES PARA O PÚBLICO

O que pode levar:

Delírio Tropical apresenta caldeirão de ritmos na Arena de Verão de Vila VelhaDocumentos pessoais;
Acessórios como óculos escuros, chapéu ou boné;
Filtro solar;
Remédios com laudo/prescrição médica;
Copos exceto vidro;
Cadeira de praia

O que não pode levar:
Objetos pontiagudos, cortantes e/ou perfurantes, vidro, armas de fogo e armas brancas;
Quaisquer objetos de vidro;
Correntes e Cinturões;
Fogos de artifício;
Substâncias inflamáveis, corrosivas e/ou tóxicas;

Proteção para as crianças:
Nas quartas-feiras haverá uma programação especial para as crianças e, por conta disso, a coordenação do festival fará a distribuição das pulseiras de identificação para os pequenos, com informações sobre os responsáveis.

Curta o Delírio Tropical e dê um abraço no planeta!
O festival orienta o público a levar copos reutilizáveis (de plástico ou alumínio), com pelo menos 500ml, sem gerar lixo extra. Copos de vidro não serão permitidos.

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

Últimas da Bahia

Veja Mais +