Festival Batidas do Mundo traz grandes nomes da percussão ao Cais das Artes

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Festival Batidas do Mundo traz grandes nomes da percussão ao Cais das Artes

Cultura - Festival Batidas Do Mundo

Marcos Suzano Trio, Barbatuques e Negadeza estão entre as atrações do festival, que vai acontecer nos dias 30 e 31 de janeiro, em Vitória, com entrada gratuita

Festival Batidas do Mundo traz grandes nomes da percussão ao Cais das ArtesA primeira edição do Festival Batidas do Mundo vai trazer grandes nomes da percussão nacional ao palco do Cais das Artes, em Vitória, nos próximos dias 30 e 31 de janeiro. Marcos Suzano Trio, Barbatuques e Negadeza estão entre as atrações do evento, que vai contar com uma homenagem ao mestre Naná Vasconcelos (1944-2016) e com shows de percussionistas renomados em atividade no Espírito Santo, como Edu Szajnbrum, Luccas Martins e Léo de Paula.

A curadoria é do músico percussionista Marcos Suzano, diretor artístico do Percpan – Festival Panorama Percussivo Mundial, um dos maiores eventos de percussão do Brasil, realizado anualmente na Bahia. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados pelo site www.batidasdomundo.com.br.

O Festival Batidas do Mundo é uma realização da Caju Produções, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) do governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES). Tem patrocínio do Grupo Águia Branca e da Decolores, e o apoio cultural da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e da VAM Instrumentos Musicais.

As apresentações no Cais das Artes vão coroar uma programação que começa no dia 14 de janeiro, com o ciclo de oficinas gratuitas de percussão coordenadas por Edu Szajnbrum, em Cachoeiro de Itapemirim; por Mestre Léo, da Banda de Congo Carapebus, e Wander Sagrilo, no município de Serra; e Gabriel Policarpo, em Vitória.

A diretora da Caju Produções, Tânia Caju, conta que a ideia do festival surgiu durante uma visita a Trinidad e Tobago, país insular caribenho, onde ela teve a oportunidade de conhecer a riqueza e diversidade da percussão de diversos continentes. “A partir daquele momento, pensei em criar um festival nesse formato em Vitória, em que percussionistas capixabas tenham a oportunidade de dialogar com músicos de outras regiões do país numa verdadeira celebração de ritmos e culturas”, destaca Tânia.

Primeira noite: homenagens e tradição

Festival Batidas do Mundo traz grandes nomes da percussão ao Cais das ArtesPara simbolizar a percussão como o ritmo que universaliza a cultura dos povos, o Festival Batidas do Mundo abrirá sua programação no dia 30 de janeiro, às 19h30, com uma homenagem a Naná Vasconcelos. Eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy, o músico pernambucano revolucionou a percussão mundial, elevando o berimbau a instrumento solista, tanto em grupos de jazz quanto em orquestras eruditas. No palco, percussionistas locais irão celebrar o seu legado com uma apresentação especial.

Em seguida, o artista multilinguagem Luccas Martins vai unir a sonoridade hipnótica do handpan à força ancestral das cordas do Quarteto Zuri, criando uma experiência sensorial que reverbera as raízes afro-brasileiras através da música de câmara contemporânea.

Um dos percussionistas mais requisitados do cenário nacional, Marcos Suzano vai brindar o público com o seu estilo original, que mescla as pesquisas eletrônicas ao profundo conhecimento da música afro-brasileira. Seja em carreira solo ou em álbuns em colaboração com Lenine, Naná Vasconcelos e Vitor Ramil, o músico renovou a percussão brasileira com ideias inovadoras, que são transmitidas em workshops por todo o mundo.

Última atração da primeira noite do festival, a percussionista Negadeza e o grupo Rala Coco trazem na bagagem a herança e continuidade da tradição do coco de roda, ritmo nascido no Nordeste brasileiro a partir da mistura das culturas africana e indígena. Negadeza é neta de Selma do Coco e filha de Aurinha do Coco, personalidades da cultura popular pernambucana, e o Rala Coco é um grupo familiar que conta em sua formação com o percussionista Zuri, filho de Negadeza, e o seu pai Fritz.

Segunda noite: percussão corporal e balanço capixaba

Festival Batidas do Mundo traz grandes nomes da percussão ao Cais das ArtesA programação da segunda e última noite do festival vai começar às 18h30, com o concerto Camerata Jovem Rochativa convida Edu Szajnbrum. O multi-instrumentista é referência no ensino do pandeiro brasileiro e colaborou com nomes como Marisa Monte, Gilberto Gil e Ney Matogrosso, entre outras estrelas da MPB.

Em seguida, o músico percussionista, professor, produtor e compositor capixaba Léo de Paula vai apresentar seu trabalho com foco na música contemporânea de concerto para percussão, acompanhado pelo seu septeto. Professor de percussão do Projeto Vale Música e membro da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, o músico possui diversos prêmios e apresentou-se em países como Holanda, Sérvia, Inglaterra e os Estados Unidos.

Fundado em São Paulo, em 1997, o grupo Barbatuques levará ao festival toda a inventividade de sua percussão corporal que ganhou o mundo. Conhecido por utilizar o corpo humano — palmas, batidas no peito, estalos de dedos, assovios e sapateados — como instrumento musical, o grupo percorreu mais de 20 países em espetáculos, álbuns e oficinas, transitando por uma diversidade de ritmos que vai do samba ao rap.

O encerramento do Festival Batidas do Mundo será com o tempero capixaba do Bloco Balança Penha. Criado no bairro Prainha, em Vila Velha, em 2021, o grupo incorpora ao seu repertório desde grooves de Tim Maia até o axé de Margareth Menezes, com parada obrigatória na tradição do congo capixaba.
 
FESTIVAL BATIDAS DO MUNDO:

Festival Batidas do Mundo traz grandes nomes da percussão ao Cais das ArtesDatas: 30 e 31 de janeiro de 2026

Local: Cais das Artes – Enseada do Suá, na Baía de Vitória (ES)

Entrada: gratuita, com retirada de ingressos pelo site www.batidasdomundo.com.br 

Realização: Caju Produções, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) do governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

Patrocínio: Grupo Águia Branca e Decolores

Apoio cultural: Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e VAM Instrumentos Musicais
 
PROGRAMAÇÃO:

Dia 30 de janeiro (sexta-feira)

19h30 às 19h40 - Abertura do Festival com Homenagem ao Naná Vasconcelos por percussionistas capixabas

20h às 20h45 - Luccas Martins convida Quarteto Zuri

21h05 às 21h50 - Marcos Suzano Trio

22h às 23h - Negadeza e Rala Coco

Dia 31 de janeiro (sábado)

18h30 às 19h - Camerata Jovem Rochativa convida Edu Szajnbrum

19h20 às 20h20 - Léo de Paula Septeto

20h40 às 21h40 - Barbatuques

22h às 23h - Bloco Balança Penha
 
CICLO DE OFICINAS:

Oficina de Pandeiro

Oficineiro: Edu Szajnbrum

Data: 14 e 15 de janeiro

Horário: das 14h às 17h

Local: Auditório Associação Rochativa - Rua 25 de Março, 05, Edifício Jorge Miguel, Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Vagas: 30

Oficina de Instrumentarte

Data: 20, 21 e 22 de janeiro

Oficineiros: Mestre Léo, da Banda de Congo de Carapebus, e o Mestre luthier Wander Sagrilo

Horário: das 19h às 21h

Local: Centro Cultural Eliziário Rangel - Rua Humberto de Campos, 1.201, São Diogo I, Serra (ES)

Vagas: 20

Oficina Orquestra de Ritmos

Oficineiro: Gabriel Policarpo

Data: 27, 28 e 29 de janeiro

Horário: das 18h às 21h

Local: Associação Cultural Chegou o que Faltava - Rua Prof. Expedito Ramos Bogéa, 36, Maria Ortiz, Vitória (ES)
Vagas: 80
 
INSCRIÇÕES GRATUITAS:

Site: www.batidasdomundo.com.br

SOBRE A CAJU PRODUÇÕES:

A Caju Produções surgiu em 2001, fundada pela empresária Tânia Silva, produtora cultural com carreira iniciada em 1985. Criou, produziu e coproduziu vários eventos culturais no Brasil e no exterior, principalmente voltados para área da música. Ainda antes da Caju, a empresária atuou na programação artística do Circo Voador, do All Bar na Lagoa e do Teatro Rival (RJ), e na produção executiva dos CDs das artistas Denise Reis, Carlos Bernardo e Kátia Rocha.

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Últimas da Bahia

Veja Mais +