Ciclofaixa na ES-493: Gandini atende demanda local para garantir mais segurança e acessibilidade

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) garantiu a inclusão de uma ciclofaixa no projeto de asfaltamento da estrada (ES-493) que liga Divino de São Lourenço a Patrimônio da Penha, um dos principais destinos turísticos do Caparaó capixaba. A confirmação foi dada pelo diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Eustáquio de Freitas.
O encontro, realizado no dia 11, no DER-ES, contou com a presença dos vereadores Vandim do Tonico (PSD) e Junim Valadão (PP), do presidente municipal do PSD, Édipo Paschoa, e da moradora Caterine de Oliveira, que solicitaram a inclusão da ciclofaixa no projeto de pavimentação.
“A pavimentação da ES-493 vai transformar a mobilidade da região. Além de impulsionar o turismo e melhorar o escoamento da produção agrícola, garantimos também a inclusão de um espaço adequado para ciclistas e pedestres, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a população”, destacou Gandini.
A obra prevê a pavimentação de 10,1 quilômetros da estrada, que atualmente é de terra, ligando o centro de Divino de São Lourenço ao Patrimônio da Penha, beneficiando também a localidade de Limo Verde. O novo traçado contará com três quilômetros de ciclovia na saída de Divino de São Lourenço, quatro quilômetros de ciclofaixa (compartilhada com o acostamento) ao longo do percurso e mais três quilômetros de ciclovia na chegada ao Patrimônio da Penha.
A estrada pavimentada também permitirá o tráfego de caminhões pesados, facilitando o escoamento da produção local de café, leite, gado de corte, abacate, milho, morango e madeira. Segundo o DER-ES, a licitação já está na fase final e a empresa contratada terá um prazo de até 24 meses para concluir a obra, com previsão de entrega antecipada.
A inclusão da ciclofaixa no projeto foi uma demanda da comunidade, que vê na obra uma oportunidade de fortalecer o turismo e garantir mais segurança para moradores e visitantes. Atualmente, Patrimônio da Penha e Limo Verde concentram importantes atrativos turísticos do Caparaó capixaba. Além disso, a estrada pavimentada trará melhorias para o escoamento da produção rural.
Uma das primeiras reuniões no Palácio Anchieta para discutir a inclusão da ciclofaixa ocorreu no dia 5 de maio do ano passado.
Gandini falou sobre a obra. “Nosso mandato está atento às necessidades da população. Essa obra representa um grande avanço para Divino de São Lourenço, trazendo mais segurança, mobilidade e desenvolvimento econômico para o município”, concluiu.
Portal SBN