Caminhada em Linhares mobiliza escolas e sociedade contra a violência sexual infantil

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Caminhada em Linhares mobiliza escolas e sociedade contra a violência sexual infantil

Ato simbólico reuniu moradores e servidores públicos no centro da cidade, em alusão ao 18 de maio
Linhares - Proteção

A manhã de sexta-feira (16/05/2025) começou com um forte apelo à consciência coletiva em Linhares. Com cartazes, girassóis e faixas coloridas, crianças, adolescentes, servidores públicos e representantes da sociedade civil percorreram as principais ruas do centro em uma caminhada simbólica contra a violência sexual infantil. A concentração ocorreu às 8h na Praça Nestor Gomes, também conhecida como Praça dos Correios.

A mobilização foi organizada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Semus) e buscou reforçar a importância de envolver toda a sociedade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A ação integra as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste domingo (18/05/2025).

A secretária municipal de Assistência Social, Geovana Marinot, destacou o papel essencial da união entre governo e comunidade. "É nessa união que poderemos alcançar para dentro das casas, na rua, nas unidades públicas a garantia de proteção à infância", afirmou.

A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 9.970/2000, como resposta a um dos crimes mais brutais registrados no país: o caso Araceli. Em 1973, a menina de 8 anos, moradora de Vitória, foi sequestrada, violentada e assassinada. O corpo, encontrado seis dias depois, estava carbonizado. Nenhum dos responsáveis foi punido. Desde então, o 18 de maio se tornou símbolo da luta nacional pela proteção de meninas e meninos.

A caminhada reforçou ainda a importância da denúncia como ferramenta de proteção. Em caso de suspeita ou conhecimento de violência contra crianças e adolescentes, a população pode acionar os seguintes canais:

  • Conselho Tutelar do município;
  • Disque 100, Disque 181 ou canal de denúncia local;
  • Delegacias comuns ou especializadas;
  • Polícia Militar, Federal ou Rodoviária Federal, pelo número 190.

Portal SBN

 

Últimas da Bahia

Veja Mais +