Setembro Amarelo: Linhares fará Caminhada pela Vida nesta sexta-feira, dia 26
A concentração será às 8h na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, e chegada na sede da Prefeitura de Linhares; sugestão é que participantes vista
A concentração será às 8h na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, e chegada na sede da Prefeitura de Linhares; sugestão é que participantes vistam camiseta amarela
Durante o mês de setembro Linhares realiza ações voltadas à campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio e da promoção da saúde mental.
Em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, a secretaria municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), fará uma Caminhada pela Vida na próxima sexta-feira, dia 26, com concentração às 8 horas da praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição. A chegada será na sede da Prefeitura de Linhares. Os participantes estão convidados a vestir uma camiseta amarela.
A Caminhada pela Vida tem o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Segurança e Educação.
A ação é aberta ao público e visa chamar atenção à importância do tema, que ainda é tratado como tabu pela sociedade. "Essas ações têm como objetivo principal sensibilizar a população sobre a importância de falar abertamente sobre saúde mental, quebrando tabus e incentivando o diálogo em diferentes espaços da comunidade", afirma o secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim.
Ao longo deste mês de setembro a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), têm realizado diversas ações de conscientização em apoio ao Setembro Amarelo. Entre as atividades estão palestras com psicólogos da rede em Unidades de Saúde, empresas particulares e escolas nos bairros do município.
RAPS
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico.
Onde encontrar atendimento
Em Linhares, o cidadão conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ll). O CAPS ll acolhe e trata pessoas com algum tipo de transtorno mental grave e persistente, como transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão, entre outros. O atendimento pode ser iniciado por escolha própria (quando o usuário/a procura diretamente) ou por meio de encaminhamento proveniente de outros serviços da rede de saúde.
Endereço:
CAPS II:
Endereço: Rua João Francisco Calmon, 1807 - Centro
Telefones: (27) 98142-0603 / 3150-8036
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS