Turismo capixaba tem o melhor fevereiro em 11 anos
Com aumento de 18,1% nas atividades, Espírito Santo lidera crescimento nacional no setor e atrai turistas com preços mais acessíveis
O Espírito Santo alcançou, em fevereiro de 2025, o maior volume de atividades turísticas da última década. Com crescimento de 18,1% em relação ao mesmo mês de 2024, o estado se destacou no cenário nacional, superando a média brasileira, que ficou em 7,3%. Os dados são do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisado pelo projeto Connect Fecomércio-ES.
Esse desempenho coloca o Espírito Santo na liderança do crescimento do turismo entre os estados, com variação acumulada de 11,9% nos dois primeiros meses de 2025, à frente de Santa Catarina (11,4%) e Pará (10,5%). A média nacional foi de 5,3%. Segundo André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio, o resultado demonstra a consolidação do turismo capixaba como um dos setores mais promissores da economia estadual.
O comparativo entre janeiro e fevereiro também traz um dado animador: o turismo cresceu 5,8% no Espírito Santo, o dobro da média nacional de 2,9%. O avanço foi considerado significativo mesmo após o ajuste sazonal, que elimina efeitos típicos de datas comemorativas. Para Spalenza, isso mostra um sinal claro de expansão sustentável e capacidade do estado em prolongar o movimento turístico para além da alta temporada de janeiro.
Outro fator que pode ter impulsionado o turismo foi a redução dos preços em produtos estratégicos, como passagens aéreas (-24,4%) e hospedagem (-3,18%) na Grande Vitória. Ao mesmo tempo, itens como alimentação fora de casa e passagens de ônibus interestadual registraram apenas leves altas. No acumulado de janeiro e fevereiro, a inflação local foi de 1,87%, mas com quedas expressivas nas passagens e pacotes turísticos, o que pode ter estimulado a vinda de turistas dos estados vizinhos como Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
A expectativa do setor, segundo o Connect Fecomércio-ES, é que o primeiro semestre de 2025 não apenas supere os resultados de 2024, mas também os números registrados antes da pandemia. Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no site do Portal do Comércio-ES.
Portal SBN