Prefeitura de Conceição da Barra resgata eventos culturais no município
O Ticumbi é um folguedo existente no Norte do Espírito Santo há mais de 200 anosFesta de São benedito e São Sebastião agita Conceição da Barra no norte do Espírito Santo, conheça manifestações culturais presentes há mais de 200 anos.
Este ano o evento pode contar com o maiores investimentos e apoio, a associação de Folclore Conceição da Barra recebeu patrocínios da prefeitura municipal e a empresa de celulose Suzano.
As celebrações aconteceram na sede do município entre sábado (30/12/2023) à (06/01/2024). Já no dia 07 à (14/01/2024) de janeiro as apresentações foram em Barreiras.
As homenagens a São Sebastião e São Benedito continuaram em Itaúnas, entre os dias 17 a 21 de janeiro de 2024. Durante as comemorações muita música, dança e cultura, resgatando as origens de Conceição da Barra.
Jongo
O Jongo envolve canto, dança e percussão de tambores. De origem africana, chegou ao Brasil através dos negros escravos. Considerado a raiz mais primitiva do samba, difundiu-se nas regiões cafeicultoras, fato que explica a sua existência quase que exclusiva no sudeste do país. Doze mulheres, vestindo blusa branca, saia e lenço azul na cabeça são componentes do Jongo. Fazem parte também três homens, que tocam tambores e um reco-reco.
Ticumbi
O Ticumbi é um folguedo existente no Norte do Espírito Santo há mais de 200 anos. A cada ano os grupos elegem um tema, representado em seus cânticos, bailados e evoluções. Os passos da brincadeira são coreografados.
O ritmo das encenações é regido por pandeiros e chocalhos de lata, chamados de "ganzás" ou "canzás". A viola dá o tom no momento que os guerreiros cantam.
Reis de Boi
O Reis de Boi é um auto em homenagem aos Santos Reis. É realizado no ciclo de Natal, prolongando-se até o dia de São Brás. É dividido em duas partes: uma de louvação aos Santos Reis e outra de teatralização.
Portal SBN