Governo do ES investe em energia solar e assina contratos para abastecer mais de 500 prédios públicos

Com foco em economia e sustentabilidade, o Governo do Espírito Santo formalizou, na segunda-feira (05/05/2025), contratos de locação de energia solar fotovoltaica para abastecer mais de 500 unidades públicas de baixa tensão em todo o estado. A iniciativa abrange 11 órgãos do Poder Executivo e promete reduzir impactos ambientais e despesas com energia elétrica.
O investimento, resultado de um processo licitatório já concluído, gira em torno de R$ 38 milhões, com validade de até 120 meses. Os contratos preveem a geração de 8.400 megawatts-hora por ano, fornecidos por miniusinas solares contratadas, e devem entrar em operação no prazo máximo de 12 meses. A expectativa é que a medida gere uma economia anual de R$ 522 mil aos cofres públicos e evite a emissão de 5,8 mil toneladas de CO² — impacto semelhante ao plantio de 41,4 mil árvores, o que equivale a cerca de 35 campos de futebol como o estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
Os órgãos contemplados nesta fase são as secretarias da Educação (Sedu), Saúde (Sesa), Justiça (Sejus), Trabalho e Assistência Social (Setades), e Segurança Pública (Sesp), além da Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Iases, Iema, IPAJM e Detran|ES.
Durante o anúncio, o governador reforçou a prioridade do Estado em migrar para fontes energéticas mais limpas. “Esse é um passo importante que mostra o compromisso do Governo com a sustentabilidade. Assinamos agora os contratos para atender unidades de baixa tensão, e em breve faremos o anúncio para média tensão”, declarou, destacando ainda que a frota de veículos do Estado já tem a recomendação de uso de etanol, por ser um combustível renovável.
A ação faz parte de uma estratégia mais ampla do Governo do Estado para ampliar o uso de fontes renováveis, reduzir a pegada de carbono e modernizar a estrutura de consumo dos serviços públicos, com impactos positivos tanto para o meio ambiente quanto para a eficiência da gestão pública.
Portal SBN