Trump reduz tarifas para 10 por cento por 90 dias e impõe nova taxação de 125 por cento à China

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Trump reduz tarifas para 10 por cento por 90 dias e impõe nova taxação de 125 por cento à China

Mundo - Guerra Tarifária

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (09/04/2025) a redução temporária das tarifas recíprocas para 10% durante um período de 90 dias. A medida entra em vigor imediatamente e foi anunciada pelo republicano em sua rede social, como parte de uma estratégia para reequilibrar relações comerciais com diversos países.

Ao mesmo tempo, Trump endureceu o tom contra a China e elevou para 125% as tarifas aplicadas sobre produtos chineses, também com aplicação imediata. A justificativa do presidente foi a “falta de respeito” da China aos mercados internacionais. Segundo ele, o objetivo é forçar uma reaproximação nas negociações com Pequim.

A nova tarifa de 125% atinge diretamente as taxas que passaram a valer na madrugada de quarta-feira (09/04/2025), focadas em países que seriam tributados acima de 10% — uma lista que inclui 57 nações. No caso de países com taxas até 10%, como o Brasil, as cobranças já estão em vigor desde sábado (05/04/2025).

A China respondeu à escalada com um aumento de 84% nas taxas sobre produtos norte-americanos e impôs restrições a 18 empresas dos Estados Unidos, principalmente dos setores de defesa e tecnologia. Ao todo, já são cerca de 60 companhias americanas punidas por Pequim desde o início das sanções impostas por Trump.

Em nota oficial, o Ministério das Finanças da China classificou as medidas dos EUA como uma “escalada de erros” e afirmou que a decisão norte-americana viola os direitos legítimos da China, além de prejudicar o sistema de comércio multilateral.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +