Teleconsultas domiciliares começam a atender moradores de Linhares

Pacientes acamados de Linhares passaram a receber teleconsultas em casa pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço começou na quinta-feira (31/07/2025) e oferece atendimento remoto para pessoas que não conseguem ir até os consultórios.
A primeira consulta domiciliar foi realizada com Laysa Claudino, de 12 anos, acamada desde um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido aos cinco meses de idade. A menina recebeu atendimento em neuropediatria, acompanhada por uma equipe que levou computador, câmera e impressora para receitas médicas, além de um profissional de saúde durante a avaliação.
Para a mãe de Laysa, Alessandra Claudino, o novo formato facilita o tratamento. “Antes era preciso solicitar ambulância para levá-la. Em casa é mais cômodo e seguro. Essa inovação vai ajudar muitas famílias com pacientes acamados”, disse.
O serviço é oferecido por meio das teleconsultas do SUS, já disponíveis em 19 especialidades médicas. Desde o início do projeto, em janeiro, mais de 20 mil usuários foram atendidos em todo o Estado. A consulta é solicitada na unidade básica de saúde, agendada pela Regulação Estadual e, quando autorizada, pode ser feita na casa do paciente.
Para garantir que o atendimento seja marcado corretamente, o cadastro do SUS precisa estar atualizado no Portal Integra Saúde (https://integra.saude.es.gov.br).
Portal SBN | Lucas Queiroz