Saúde realiza orientações e vacinações na Arena Verão neste final de semana
Sem precisar agendar, é só levar um documento de identificação e estar no perfil do público para cada tipo de vacinaAlém de diversão para toda a família, a Arena Verão também dispõe de profissionais de saúde da Prefeitura de Vitória para atuar na promoção e prevenção da saúde das pessoas que estão prestigiando os eventos no local.
Salas de vacina estarão abertas no evento, neste sábado (21/1) e domingo (22/1), das 8 às 16 horas, para imunizar a população contra a Covid-19, Influenza, Meningite C e HPV. Sem precisar agendar, é só levar um documento de identificação e estar no perfil do público para cada tipo de vacina:
- Influenza: Pessoas com seis meses ou mais
- Meningite C: Trabalhadores da Saúde
- HPV: Pessoas de 9 a 14 anos (levar caderneta de vacinação)
- Covid-19: D1, D2 e D3 para pessoas acima de 12 anos; D4 para pessoas acima de 18 anos, que tomaram a
D3 há quatro meses e pessoas acima de 60 anos, que tomaram a D3 há três meses; D5 para imunossuprimidos acima de 18 anos que tomaram a D4 há quatro meses e imunossuprimidos acima de 60 anos que tomaram a quarta dose há três meses.
As vacinas da Pfizer Pediátrica (crianças de 5 a 11 anos) e as vacinas da Pfizer Baby (crianças de 6 meses a menores de 3 anos) estão disponíveis apenas por agendamento no site https://agendamento.vitoria.es.gov.br/.
Atualmente, as vagas abertas para Pfizer baby são apenas para as segundas doses das crianças de 6 meses a menores de 3 anos, uma vez que o município aguarda receber novas doses do Ministério da Saúde para disponibilizar vagas para as primeiras doses das crianças nessa faixa etária.
Além disso, profissionais da Vigilância Sanitária vão orientar as pessoas sobre as boas práticas de alimentação na praia, com o objetivo de evitar o consumo de alimentos contaminados. Em média, a equipe da Vigilância aborda e orienta 200 pessoas por dia.
Dentre as principais dicas para evitar intoxicação alimentar na praia, os profissionais destacam:
- Lavar as latas antes de consumir.
- Usar água ou gelo apenas de procedência conhecida.
- Os canudos devem ser biodegradáveis e embalados individualmente.
- Preferir alimentos e bebidas como milho verde, água de coco, picolés de fruta de origem conhecida, frutas frescas.
PORTAL SBN | SECOM