Montanhense participa pela primeira vez da 17ª Conferência Nacional de Saúde
Considerado um dos maiores eventos de participação social do país, a conferência é um espaço de diálogo entre governo e sociedadeA 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. A moradora de Montanha, Maria Cardoso representante da Associação Mãos de Mães da Pessoa com Esquizofrenia (AMME) - organização sem fins lucrativos, no Espírito Santo, estará presente no evento. Será a primeira cidadã montanhense a estar em uma solenidade nacional tão importante de participação social.
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A Maria participou da fase municipal e foi selecionada para a fase estadual e, em julho estará presente na Conferência representando o Estado como população.
Vivendo de perto o dia a dia dos pacientes e familiares, Maria sabe da importância que unir o pilar da sociedade como parte na discussão de novas políticas públicas para o SUS é garantir que os usuários estão, de fato, fazendo parte do que realmente foi criado para eles. “Poder fazer parte desta Conferência é contribuir não apenas por uma causa em particular, mas fortalecer as demandas de familiares e pacientes. Sinto-me agraciada por estar representando a minha cidade, Montanha, e a AMME que abracei para levar à nossa população local informações a respeito da patologia”, disse.
PORTAL SBN