Bebidas açucaradas dobram risco de câncer intestinal precoce, aponta estudo

O consumo diário de bebidas açucaradas pode mais do que dobrar o risco de câncer de intestino em adultos com menos de 50 anos, segundo um estudo publicado na revista científica Gut. A pesquisa acompanhou quase 100 mil profissionais de enfermagem nos Estados Unidos, entre 1991 e 2015, e expôs uma associação clara entre o consumo desses produtos e o surgimento da doença.
Entre os principais vilões estão refrigerantes, energéticos, bebidas esportivas e chás adoçados, que lideram a lista das maiores fontes de açúcares adicionados na dieta ocidental. O estudo identificou que cada dose diária extra aumenta o risco em até 32% em adolescentes e 16% em mulheres adultas.
Consumo na adolescência eleva os riscos
De acordo com o oncologista Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer, o levantamento teve como destaque o acompanhamento de 40 mil mulheres que consumiam essas bebidas regularmente desde a adolescência (13 a 18 anos).
“Estamos começando a perceber um aumento considerável no risco de câncer em indivíduos que consomem mais de 250 ml de bebidas açucaradas por semana. Esses consumidores podem ter um risco até 40% maior em comparação com quem não consome”, disse Maluf.
Efeitos podem ser evitados com mudança de hábitos
Apesar dos dados preocupantes, o especialista reforça que a prevenção ainda é possível. “Quanto mais tarde se inicia a ingestão dessas bebidas, menor o risco. A mudança de hábito, mesmo na vida adulta, pode fazer diferença”, explica o médico.
O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que desestimulem o consumo de bebidas açucaradas, principalmente entre crianças e adolescentes, além da educação alimentar desde cedo.
Portal SBN | Com informações | Catraca Livre