Marido de Zambelli é exonerado de secretaria no Ceará

A Prefeitura de Caucaia, no interior do Ceará, oficializou a exoneração do coronel da reserva da Polícia Militar Antonio Aginaldo de Oliveira do cargo de secretário municipal de Segurança Pública. A decisão foi publicada no Diário Oficial da cidade na última segunda-feira (30/06/2025) e assinada pelo prefeito Naumi Amorim, atendendo a um pedido do próprio coronel.
Marido da deputada federal licenciada Carla Zambelli, Oliveira já havia solicitado afastamento temporário no dia 21 de maio, alegando "doença de um parente", sem entrar em detalhes. Duas semanas depois, Zambelli deixaria o Brasil, alegando em entrevistas que estaria em busca de tratamento médico. Desde então, ela se encontra foragida da Justiça.
A saída de Oliveira do governo municipal ocorre em um momento delicado para o casal. Em maio, Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao lado do hacker Walter Delgatti. A Justiça também determinou a perda de seu mandato e o pagamento de multa milionária. Mesmo com recursos apresentados, ela não conseguiu reverter a sentença.
A defesa escrita da deputada deve ser apresentada nesta quarta-feira (02/07/2025) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O processo de cassação segue em tramitação e deve ser votado no plenário após o recesso parlamentar.
Aginaldo de Oliveira, que chegou a disputar a Prefeitura de Caucaia este ano, mas não se elegeu, também foi comandante da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022.
Portal SBN | Com informações | CNN Brasil