Espírito Santo registra junho sem nenhum feminicídio em 2025

Em meio a um cenário nacional ainda marcado pela violência de gênero, o Espírito Santo registrou um feito notável: encerrou o mês de junho de 2025 sem nenhum feminicídio. A informação é da Gerência do Observatório de Segurança Pública (Geosp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), e representa 32 dias consecutivos sem casos de assassinatos de mulheres motivados por gênero.
No acumulado do semestre, foram 14 feminicídios, frente a 21 casos no mesmo período de 2024, uma redução de 33,3%. Para o secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o avanço está diretamente ligado à atuação integrada das forças de proteção. “Temos trabalhado arduamente para enfrentar a cultura machista que ainda permeia as relações familiares. Combater a violência, enquanto construímos uma sociedade mais respeitosa, tem sido o foco do nosso trabalho e fechar um mês sem o registro de feminicídios no Estado é uma marca importante para dar continuidade a este trabalho”, afirmou.
De acordo com os levantamentos da Geosp, em 2025, 41% dos feminicídios foram cometidos por ex-companheiros, 33% por namorados e 25% por companheiros atuais. Quase metade dos crimes envolveu o uso de arma branca
A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, atribui o resultado à soma de esforços entre governo e sociedade civil. “O Programa Mulher Viva + vai até onde as mulheres estão, acolhe, orienta e articula a rede de proteção. Mas esse marco também é fruto da coragem de quem denuncia. Nenhuma mulher a menos”, declarou.
Entre as principais iniciativas em curso estão as Salas Marias em delegacias, os Centros Margaridas, o projeto Homem que é Homem, a Patrulha Maria da Penha e a DEAM Itinerante. As Delegacias da Mulher também receberam reforço de pessoal e passaram a atuar em força-tarefa para acelerar investigações.
Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias