NOTA CONJUNTA DE REPÚDIO AOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
O objetivo da nota é inibir a prática de atos que causem perigo comumAs Entidades signatárias, representando os mais diversos setores produtivos do norte do Espírito Santo, repudiam os recentes e recorrentes atos de incêndios florestais criminosos que têm assolado nossa região, causando devastação sem precedentes, resultando em danos aos ecossistemas locais, à economia e à sociedade como um todo.
Registramos que apenas no último final de semana (de 10 a 12 de novembro de 2023), aproximadamente 150 focos de incêndio provocados intencionalmente, consumindo cerca de 350 hectares de florestas plantadas e nativas, das quais aproximadamente 80 hectares de áreas de preservação permanente foram seriamente danificados, comprometendo a biodiversidade e o equilíbrio ambiental regional.
Os prejuízos econômicos e sociais foram extremamente alarmantes, com aproximadamente 9.000 metros cúbicos de madeira já colhidas foram queimadas, afetando diretamente a economia, o meio ambiente e o desenvolvimento local. De igual preocupação estamos com as áreas naturais protegidas, com registros de incêndios destruindo importantes habitats de espécies da fauna ameaçadas de extinção e prejudicando a qualidade ambiental de um bem de uso comum da sociedade que mantém nossas nascentes e reservatórios hídricos de grande importância para o período de extrema seca projetado para esse ano.
Este cenário requer ações imediatas por parte das autoridades competentes para prevenir e combater essa prática criminosa, punindo os responsáveis e fortalecendo a fiscalização. Confiamos que as autoridades Públicas Municipais, Estadual e Federal, seguirão com os esforços no sentido de investigar e responsabilizar administrativa e criminalmente os envolvidos nessas práticas que destroem o equilíbrio da sustentabilidade regional.
Acreditamos que somente através de ações conjuntas, eficazes e assertivas poderemos reverter os danos causados e assegurar um ambiente de negócio seguro, atrativo e um futuro sustentável para o Norte do Espírito Santo.
Associação Agricultura Forte
Associação de Agricultores Familiares do Córrego do Sertão
Associação de Lenhadores Córrego da Estiva
Associação de Lenhadores de Santana
Associação de Lenhadores do Braço do Rio - Asbrario
Associação de Lenhadores do Córrego Santana
Associação de Moradores de Itaúnas - AMI
Associação de Pequenos Agricultores e Produtores Rurais e Descendentes de Quilombolas e Sapé do Norte da Comunidade São Jorge
Associação de Pontas e Galhos de Sayonara
Associação de Pescadores Marisqueiros e Catadores de Caranguejo de Conceição da Barra – APMCC
Associação de Turismo de Conceição da Barra - Atur
Associação Empresarial do Litoral Norte – Assenor
Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região - Amear
Associação para o Desenvolvimento de Linhares - Adel
CDL Conceição da Barra
Centro de Desenvolvimento do Agronegócio – CEDAGRO
Espírito Santo em Ação – ES em Ação
Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo - FAES
Sindicato Rural de Linhares
Sindicato Rural de Pedro Canário
Sindicato Rural de Montanha
Sindicato Rural de São Mateus
Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias