Linhares receberá evento Saborear no próximo mês de outubro no bairro Três Barras
O evento acontecerá em dois momentos, com roteiro gastronômico - de 17 de setembro a 1º de outubro -, e festival - entre os dias 02 e 04 de outubro
Em Linhares, a gastronomia não é apenas sobre comer bem: é sobre identidade, cultura e encontro. Foi com essa essência que, na tarde da última segunda-feira (1º), empreendedores, curadores gastronômicos e representantes do setor turístico do município se reuniram no Espírito Hub, no bairro Colina, para o lançamento do Saborear Linhares 2025, um dos quatro movimentos que compõem o projeto Sabores, com apresentação das datas de sua realização.
O encontro, conduzido por Werliton Machado, Head de Projetos da Marques Produções, abriu oficialmente a contagem regressiva para um dos eventos que mais têm movimentado a cena gastronômica capixaba. O Saborear tem o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo.
De 17 de setembro a 1º de outubro, a cidade recebe o Roteiro Gastronômico, uma viagem por sabores locais em diferentes estabelecimentos, que vão oferecer entrada, prato principal e sobremesa por um valor acessível e fixo. Em seguida, de 02 a 04 de outubro, será a vez do festival reunir expositores, experiências e atrações em estrutura inédita montada no Bairro Três Barras, fortalecendo a economia criativa e valorizando os ingredientes da terra.
Na ocasião, também foi apresentada a personalidade homenageada da vez: a marcante Tia Dulce, figura que marcou a história da cultura linharense e ficou conhecida como a “tia da cidade”.
Para ilustrar a força do projeto, ainda foram apresentados resultados do Festival de Outono de Linhares, evento do projeto Sabores realizado em abril, que reuniu mais de 70 expositores, movimentou cerca de R$ 10 milhões na economia local, recebeu 40 mil visitantes, ocupou mais de 10 mil metros quadrados de área e promoveu 50 horas de programação.
Itagildo Marques e Werliton Machado, idealizadores do evento, ressaltam que por trás de pratos e atrações musicais, há muito propósito envolvido. “Quando a gente fala de gastronomia, não estamos falando só de pratos: estamos falando de histórias, de memórias e de encontros que ficam guardados no paladar e no coração. O Saborear Linhares chega para costurar tudo isso, transformando ingredientes locais em experiências coletivas. É como servir a identidade da cidade em cada garfada”.
Marcelo Rigoni, secretário de Turismo de Linhares, por sua vez, reforçou o potencial da região linharense em ir além do turismo de negócios e se tornar um novo polo do turismo de lazer e experiências. “Um evento como esse é super turístico para a região. Ficamos ainda mais felizes porque todas as criações trazem um toque linharense, com ingredientes da terra, que exaltam as múltiplas áreas de cultivo a que estamos nos dedicando. É um novo momento para o turismo da cidade, que tem recebido eventos nacionais e visitantes de todo o país, e por isso estamos honrados em apoiar e de fazer parte do Sabores em mais uma edição”, destacou.
Durante o lançamento, a chef Ariela Brasil, do time de curadores e também embaixadora do evento, enfatizou o potencial da cidade e incentivou os participantes a explorarem sua criatividade e irem além do óbvio. “Nós temos tudo: o melhor chocolate, a melhor cachaça, indústrias em crescimento. A gastronomia precisa acompanhar esse movimento. O intuito é trazer experiências que deixem Linhares na memória dos visitantes”.
O também curador gastronômico Vinícius Villar, do restaurante Espigueiro, reforçou a importância da coletividade para o sucesso do evento e do município. “Não fazemos turismo sozinhos. Para desenvolver a melhor experiência, é preciso trabalhar junto. Não existe competição, cada um no seu nicho entrega o que tem de melhor”.
Já o empresário Marciel Simoneri, do restaurante La Rústico, que há 17 anos atua no município e participa dos eventos do projeto Sabores desde a primeira edição, destacou a relevância da visibilidade proporcionada. “Sempre digo que quem é visto não é esquecido. Então, quando você leva sua marca para um espaço aberto ou evento deste porte, está gerando valor para o seu negócio e fixando espaço na memória do público. Mesmo com tantos anos de comércio, os eventos sempre me trazem novos clientes”.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

