Enem 2022: tradição de paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, é tema de questão no 1º dia de provas

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Enem 2022: tradição de paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, é tema de questão no 1º dia de provas

Ofício das paneleiras também foi resposta de uma questão da prova de Ciências Humanas do exame em 2014.
Educação - Enem

A tradição das paneleiras de Goiabeiras, em Vitória foi um dos temas abordados em uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), no primeiro dia de provas neste domingo (13/11).

Com base no artigo da professora Martha Tristão 'a educação ambiental e o pós-colonialismo', a pergunta apresentou informações sobre a história da produção da panela de barro e a destacou como ícone da culinária capixaba.

No texto, foi abordado o fato de a tradição de origem indígena das paneleiras ser passada de mãe para filha e ter influência de outras etnias, como a afro e a luso, além da matérias-primas utilizadas na fabricação das panelas.

A questão fez parte da prova de linguagens e ciências humanas, que contempla disciplinas como história e geografia.

Confira o enunciado da questãoEm Vitória (ES), no bairro Goiabeiras, encontramos as paneleiras, mulheres que são conhecidas pelos saberes/fazeres das tradicionais panelas de barro, ícones da culinária capixaba. A tradição passada de mãe para filha é de origem indígena e sofreu influência de outras etnias, como a afro e a luso. Dessa mistura, acredita-se que a fabricação das panelas de barro já tenha 400 anos. A fabricação das panelas de barro se dá em várias etapas, desde a obtenção de matéria-prima à confecção das panelas. As matérias-primas tradicionalmente utilizadas são provenientes do meio natural, como: argila, retirada do bairro no Vale do Mulembá; madeira, atualmente proveniente das sobras da construção civil; e tinta, extraída da casca do manguezal, o popular mangue-vermelho.

Últimas da Bahia

Veja Mais +