Enem 2022: tradição de paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, é tema de questão no 1º dia de provas
Ofício das paneleiras também foi resposta de uma questão da prova de Ciências Humanas do exame em 2014.A tradição das paneleiras de Goiabeiras, em Vitória foi um dos temas abordados em uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), no primeiro dia de provas neste domingo (13/11).
Com base no artigo da professora Martha Tristão 'a educação ambiental e o pós-colonialismo', a pergunta apresentou informações sobre a história da produção da panela de barro e a destacou como ícone da culinária capixaba.
No texto, foi abordado o fato de a tradição de origem indígena das paneleiras ser passada de mãe para filha e ter influência de outras etnias, como a afro e a luso, além da matérias-primas utilizadas na fabricação das panelas.
A questão fez parte da prova de linguagens e ciências humanas, que contempla disciplinas como história e geografia.
Confira o enunciado da questão: Em Vitória (ES), no bairro Goiabeiras, encontramos as paneleiras, mulheres que são conhecidas pelos saberes/fazeres das tradicionais panelas de barro, ícones da culinária capixaba. A tradição passada de mãe para filha é de origem indígena e sofreu influência de outras etnias, como a afro e a luso. Dessa mistura, acredita-se que a fabricação das panelas de barro já tenha 400 anos. A fabricação das panelas de barro se dá em várias etapas, desde a obtenção de matéria-prima à confecção das panelas. As matérias-primas tradicionalmente utilizadas são provenientes do meio natural, como: argila, retirada do bairro no Vale do Mulembá; madeira, atualmente proveniente das sobras da construção civil; e tinta, extraída da casca do manguezal, o popular mangue-vermelho.