Inscrições abertas para seleção de Agentes de Leitura do Projeto Lugares de Ler

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Inscrições abertas para seleção de Agentes de Leitura do Projeto Lugares de Ler

Educação - Projeto

Começam, nesta terça-feira (19), as inscrições para a seleção de Agentes de Leitura que vão atuar no Projeto Lugares de Ler, uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual (BPES), em parceria com o Instituto Raízes, selecionado por um chamamento público. A iniciativa faz parte da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura.

O Lugares de Ler tem como objetivo formar núcleos de leitura em bibliotecas municipais, comunitárias e outros espaços de leitura nos municípios capixabas, além de criar acervos bibliográficos com 200 livros em cada território, que permanecerão como legado para uso das comunidades.

Ao todo, serão selecionados dez Agentes de Leitura para atuar nos municípios de São Mateus (Cacique), Linhares (Aviso), Aracruz (Barra do Riacho), Serra (Novo Horizonte e Feu Rosa), Vitória (São Benedito e Fonte Grande), Cariacica (Flexal I e Castelo Branco) e Guarapari (Adalberto Simão Nader). Os selecionados terão como missão promover o incentivo à leitura por meio da criação de clubes de leitura, rodas de conversa, saraus e outras ações culturais voltadas para o livro e a literatura.

“A ligação dos agentes com a leitura e com os territórios atendidos é fundamental para o resultado das ações do Lugares de Ler. A seleção pública desses agentes contribui muito para democratizar o acesso ao livro e para ampliar o direito à leitura”, afirma a gerente de Formação, Livro e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Ana Laura Nahas.

De acordo com o diretor do Instituto Raízes, Victor Faria, o trabalho dos agentes é essencial para aproximar a leitura das comunidades. “Os Agentes de Leitura são a ponte entre o livro e a população. São eles que vão criar vínculos, estimular a imaginação e fortalecer a cultura local por meio da literatura. É uma oportunidade de transformação social a partir do poder da palavra e da convivência”, ressalta.

Os agentes vão organizar encontros semanais, articular eventos culturais em parceria com a comunidade, representar os interesses do território dentro do projeto e ajudar a construir e cuidar da coleção de livros disponibilizada em cada espaço. Além disso, participarão de encontros formativos, presenciais ou remotos, para troca de experiências e capacitação.

Podem se candidatar pessoas maiores de 18 anos, com vínculo com o território onde desejam atuar, disponibilidade de 10 horas semanais e interesse em literatura, mediação cultural e ações comunitárias.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 19 e 28 de agosto de 2025, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural ES  (www.mapa.cultura.es.gov.br). É necessário apresentar: ficha de inscrição preenchida com indicação do território e aceite dos termos do projeto; portfólio ou materiais comprobatórios das atividades culturais e de leitura realizadas (como certificados e carta de recomendação) e comprovante de residência.

O projeto Lugares de Ler é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Raízes, via chamamento público.

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

Últimas da Bahia

Veja Mais +