Centro de Referência em ISTs de Vitória ganha capacitação do Ministério da Saúde

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Centro de Referência em ISTs de Vitória ganha capacitação do Ministério da Saúde

Vitória continua ampliando os investimentos na atenção à saúde das pessoas que vivem com HIV
Vitória - Saúde

Vitória continua ampliando os investimentos na atenção à saúde das pessoas que vivem com HIV e se tornou a única cidade do Espírito Santo selecionada para receber uma capacitação em ações de controle da tuberculose para essas pessoas, promovida pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O treinamento ocorre nesta terça (8) e quarta-feira (9), na Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS), e é voltado para os profissionais do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CR IST) de Vitória, profissionais que atuam no Laboratório Central Municipal, nos Prontos Atendimentos da capital, para equipes que atendem à população de rua e também para profissionais que são referências em tratamento para tuberculose no município e no Hospital das Clínicas de Vitória (Hucam).

"A capital possui um serviço bem estruturado e uma equipe multidisciplinar que já é referencia no tratamento em infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids, tuberculose e em hepatites virais. Ao reunir tantos profissionais de saúde para se capacitarem nesse tema e com esse público, percebemos a preocupação do Ministério da Saúde e da Fiocruz em promover um treinamento integrado, assim como os serviços de saúde também precisam se integrar para garantir o cuidado continuado às pessoas que atendemos", define a diretora do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, Martha Beatriz Machado.

Durante a capacitação, serão discutidos processos de detecção da tuberculose, diagnóstico, tratamento e referência para a implementação dos fluxos estabelecidos junto aos demais serviços locais na rede municipal, além das novas tecnologias para diagnóstico e tratamento da doença. "As pessoas com HIV têm mais riscos de desenvolver a tuberculose e, adoecendo, mais riscos de virem à óbito. Por isso o uso das novas tecnologias para tratamento preventivo, por exemplo, são tão importantes para essas pessoas", disse a referência técnica em Tuberculose de Vitória, Lucienne Caldas.

Portal SBN | Giovana Rebuli Santos

Últimas da Bahia

Veja Mais +