Casagrande lança vacinação contra gripe e mira 1,7 milhão de doses no ES

A vacinação contra a influenza começou oficialmente no Espírito Santo com um evento realizado na sede da Secretaria da Saúde (Sesa), em Vitória. O governador, Renato Casagrande, participou da ação que contou com a presença do personagem Zé Gotinha e a aplicação de cerca de 300 doses.
A meta do Governo do Estado é imunizar 1,7 milhão de pessoas nos próximos meses. Para isso, já foram distribuídas 408 mil doses aos municípios capixabas. A vacina é trivalente, protegendo contra três cepas do vírus da gripe.
O público-alvo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, população indígena, trabalhadores da saúde e da educação, além de profissionais das forças de segurança, salvamento, caminhoneiros, rodoviários, portuários, pessoas com deficiência, em situação de rua e privadas de liberdade.
Esses grupos já podem procurar uma das mais de 700 salas de vacinação distribuídas pelo estado. Em algumas cidades, o agendamento pode ser feito de forma on-line.
“Recebemos 408 mil doses e estamos empenhados para vacinar o maior número possível de capixabas. A vacina é essencial para nossa proteção e precisamos garantir que todos os grupos prioritários sejam imunizados”, destacou Casagrande.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, agradeceu o trabalho dos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçou o papel central da equipe de saúde pública na promoção da vida. Ele também mencionou obras em andamento nos hospitais Roberto Silvares, em São Mateus, no Hospital Geral de Cariacica, e na ampliação do HIMABA (Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves).
A campanha também foi detalhada pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, que fez um apelo para que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora. A expectativa é ultrapassar os 69% de cobertura registrados anteriormente.
“Vacina é vida. É fundamental que principalmente idosos e pessoas com comorbidades se vacinem para evitar internações e mortes”, afirmou Cardoso.
A vacinação seguirá ao longo do ano, com foco na prevenção de complicações e no alívio da pressão sobre os serviços de saúde.
Portal SBN