Curso de Agronomia da FAESA realiza Dia de Campo sobre tecnologias aplicadas à cafeicultura sustentável em Linhares
                Evento gratuito acontece no dia 8 de novembro, em Rio Quartel, e está com as inscrições abertas
O Espírito Santo é referência nacional em produção de café Conilon e vem se destacando cada vez mais na adoção de práticas sustentáveis no campo. Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e difundir inovações voltadas ao cultivo responsável e eficiente do café, o curso de Agronomia da FAESA realiza mais uma edição do Dia de Campo Agro FAESA, com o tema “Tecnologias aplicadas à cafeicultura sustentável”. O evento acontece no sábado, 8 de novembro, das 8h às 12h, na Fazenda Colorado, em Rio Quartel, Linhares. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchxKe8h_tv7k5ppfPw0aUuefpZjIS16Z75X6vygzc8kBLcWQ/viewform?usp=header
Durante o encontro, produtores, estudantes e profissionais da área terão acesso a estações temáticas conduzidas por especialistas e parceiros da iniciativa. Entre os temas abordados estão nutrição, manejo e conservação dos solos, com a professora doutora Catia Simon, da FAESA; genética e compatibilidade do café Conilon, com o pesquisador doutor Rodrigo Barros Rocha, da Embrapa e Incaper; uso de herbicidas pré-emergentes na cafeicultura, com o engenheiro agrônomo Saulo Spala, daSyngenta, e estudantes da disciplina Manejo de Plantas Daninhas; e o manejo sustentável do café: da ciência ao campo, conduzido pelos estudantes do Projeto Integrador I da FAESA.
O Dia de Campo é um projeto que tem como propósito capacitar agricultores e profissionais do agronegócio capixaba, aproximando a ciência da prática no campo e incentivando a adoção de técnicas sustentáveis que aumentem a produtividade e a rentabilidade das lavouras.
Segundo o coordenador do curso de Agronomia da FAESA, professor doutor Renan Queiroz, os temas são cuidadosamente estudados e adaptados às particularidades de cada município, com o intuito de capacitar os profissionais e alinhar seus conhecimentos às últimas novidades, enfatizando questões de sustentabilidade e outros aspectos relevantes. “Este é um projeto que já vem sendo realizado há alguns anos e nosso objetivo tem sido capacitar e levar inovações para as lavouras em todo o Estado, e cada edição tem sido uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. Já passamos por Jaguaré, onde focamos na cafeicultura, em Sooretama, explorando o mundo da pimenta-do-reino, em Linhares com o cacau, e em Vila Valério trabalhamos o cultivo do mamão. Cada um desses eventos nos permite explorar e contribuir para o desenvolvimento da agricultura capixaba em todo o seu potencial”, destaca Queiroz.
O evento é uma realização da FAESA Centro Universitário, com apoio da Embrapa, Fapes, Incaper, Syngenta e Frutmel.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS
