Trump dá prazo a Maduro para deixar a Venezuela
A escalada diplomática entre Estados Unidos e Venezuela ganhou novos contornos após a divulgação de que o presidente norte-americano Donald Trump deu um ultimato ao presidente venezuelano Nicolás Maduro para que deixasse o país até a última sexta-feira, (28/11/2025). A informação foi apurada pela agência Reuters, em meio ao aumento da presença militar dos EUA no Caribe.
Segundo fontes ouvidas pela agência, o ultimato foi transmitido durante conversa telefônica entre os dois líderes. Maduro teria pedido anistia para familiares e integrantes do governo, além da retirada de acusações no Tribunal Penal Internacional. Trump não aceitou as condições. O prazo expirado levou o presidente norte-americano a afirmar, em suas redes sociais, que o espaço aéreo sobre a Venezuela deveria ser considerado “completamente fechado”.
As informações foram reforçadas por declarações do senador republicano Markwayne Mullen, que afirmou que os Estados Unidos ofereceram a Maduro a possibilidade de buscar refúgio na Rússia ou em outro país. Apesar da repercussão, Washington mantém poucas manifestações oficiais sobre o tema.
Trump confirmou, no domingo, durante conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, que falou por telefone com Maduro, mas não detalhou o conteúdo. Uma fonte em Washington familiarizada com as discussões internas do governo informou que a possibilidade de uma saída negociada não está descartada, embora ainda existam divergências e pontos sem consenso.
Portal SBN | Com informações | CNN Brasil

