Técnico de Djokovic elogia estreia de João Fonseca em Miami

A estreia de João Fonseca, de 18 anos, contra o anfitrião, Learner Tien, de 19, foi um espetáculo de 2h22m na noite de quinta-feira (20/03/2025), no Masters 1000 de Miami. O brasileiro venceu de virada por 6/7, 6/3 e 6/4, e recebeu elogios do britânico Andy Murray, ex-número 1 do mundo, que usou as redes sociais para destacar a partida.
"Que atmosfera incrível. Fonseca e Tien são incríveis talentos. Tênis não está quebrado, afinal", escreveu Murray, dono de três Grand Slams. A publicação gerou uma reação positiva dos fãs brasileiros, que brincaram dizendo que o britânico havia sido "Fonsequizado". O treinador americano Brad Gilbert, também fã do brasileiro, comentou: "Bem dito".
Gilbert, ex-treinador de grandes nomes como André Agassi e Andy Roddick, já havia previsto, no início do ano, que Fonseca faria um grande salto em 2025, podendo chegar ao top 25 até o final do ano. Em janeiro, ele atualizou sua previsão, apontando que o brasileiro tem potencial para estar no top 10 ao final da temporada.
A vitória de Fonseca (60º do mundo) sobre Tien (66º) foi uma reedição da final do último NextGen Finals, em dezembro, e marcou o duelo mais jovem na chave principal do torneio desde 2016, quando Alexander Zverev enfrentou Michael Mmoh.
Brasileiro faz 43 winners na estreia
João Fonseca, pupilo de Guilherme Teixeira, impressionou com 43 winners na vitória sobre Tien. Desses, 27 foram com sua poderosa direita (forehand). Na segunda rodada, ele enfrentará o francês Ugo Humbert, seu algoz na Copa Davis, em janeiro, quando foi derrotado por 7/5 e 6/3.
"Qualquer jogador se motiva mais quando está com a torcida a favor. O Humbert também gosta desse clima, assim como eu", disse o carioca de Ipanema, sobre a atmosfera positiva que espera no duelo de segunda rodada.
Portal SBN