Grupos definidos revelam possíveis cruzamentos do Brasil na Copa do Mundo
Com a definição dos grupos da Copa do Mundo de 2026, o Brasil já tem traçado o caminho em busca do Hexa. Cabeça de chave do Grupo C, a Seleção Brasileira enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase e poderá encarar uma equipe europeia logo no primeiro mata-mata da competição.
O Brasil estreia no sábado, 13 de junho, diante de Marrocos. Seis dias depois, encara o Haiti. O encerramento da primeira fase será em 24 de junho, contra a Escócia. Os jogos ocorrerão na Costa Leste dos Estados Unidos, em cidades como Boston, Nova York, Filadélfia, Atlanta ou Miami. Locais e horários serão anunciados pela Fifa em evento neste sábado (6).
As duas seleções classificadas no grupo do Brasil enfrentarão os dois primeiros colocados do Grupo F. A Holanda é a cabeça de chave do grupo, que também tem Japão e Tunísia. A quarta vaga será decidida em repescagem entre Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia.
A Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções e, portanto, uma fase de mata-mata adicional.
Se o Brasil avançar em primeiro lugar no Grupo C e também superar a primeira etapa eliminatória, terá nas oitavas o vencedor do confronto entre os segundos colocados dos Grupos E (Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador) e I (França, Senegal, Noruega e vencedor de repescagem mundial).
Caso avance como segundo colocado e supere o primeiro mata-mata, enfrentará nas oitavas o vencedor do confronto entre os segundos colocados dos Grupos A (México, África do Sul, Coreia do Sul e país vindo da repescagem europeia) e B (Canadá, país oriundo da repescagem europeia, Catar e Suíça).
A partir das quartas de final, as possibilidades se ampliam. Se terminar a fase de grupos em primeiro, o Brasil poderá cruzar com o campeão do Grupo A (México) ou do Grupo L (Inglaterra), ou ainda com um dos melhores terceiros colocados. Se avançar como segundo, poderá enfrentar o campeão do Grupo I (França) ou do Grupo E (Alemanha), além da possibilidade de duelos com terceiros colocados.
Um confronto com a Argentina pode ocorrer em uma semifinal caso ambas terminem seus grupos na liderança. Já um duelo com a Espanha seria possível nessa fase se o Brasil terminar em segundo no Grupo C e os espanhóis forem primeiros.
Adversários do Brasil nos playoffs se for 1º do grupo:
– 32 avos: 2º colocado do Grupo F
– Oitavas: vencedor entre 2º do Grupo E e 2º do Grupo I
– Quartas: campeão do Grupo A ou do Grupo L, ou um melhor terceiro
– Semifinal: 1º dos Grupos J, B ou K; 2º dos Grupos H, D ou G; ou dois melhores terceiros
Adversários do Brasil nos playoffs se for 2º do grupo:
– 32 avos: 1º colocado do Grupo F
– Oitavas: vencedor entre 2º do Grupo A e 2º do Grupo B
– Quartas: campeão do Grupo E ou do Grupo I, ou um melhor terceiro
– Semifinal: 1º dos Grupos H, D ou G; 2º dos Grupos K, L ou J; ou dois melhores terceiros
Se o Brasil terminar em 3º lugar:
A Seleção enfrentará o campeão do Grupo A no primeiro mata-mata e poderá cruzar com o líder do Grupo E nas oitavas.
Portal SBN | Com informações | Lance!

