Coro Jovem Vale Música é atração da mostra “Samba que Eu Quero Ver”

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Coro Jovem Vale Música é atração da mostra “Samba que Eu Quero Ver”

Com regência do maestro Max Michel Alves, grupo formado por 25 alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo se apresenta nesta quinta, na Casa da Música Sônia Cabral, com entrada franca
Cultura - Espírito Santo

Formado por 25 alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo, o Coro Jovem Vale Música vai fazer uma apresentação especial no “Samba que Eu Quero Ver - Mostra Cultural de Bamba Capixaba”, na próxima quinta (01), às 19h, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória. Sob a regência do maestro Max Michel Alves, o grupo vai apresentar clássicos do samba em arranjos inéditos.

Com produção da Lúdica Audiovisual, Odoyá Arte e Cultura e Arco Comunicação, a mostra “Samba que Eu Quero Ver” oferece ao público apresentações musicais e oficinas gratuitas, de 29 de novembro a 03 de dezembro, na Casa da Música Sônia Cabral. O evento tem apoio da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e da Rede Gazeta, com realização da Puri Produções e < span style="color:#050505">patrocínio da Petrobras e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para esta apresentação inédita, o Coro Jovem Vale Música vai levar ao palco uma proposta cênica que dialoga com o contexto cultural e musical vivenciado pelo sambista Cartola (1908-1980), no final da primeira metade do século XX. O célebre compositor da Estação Primeira de Mangueira é um dos destaques do repertório, que contempla quatro sambas de sua autoria: “Alvorada no Morro”, “Corra e Olhe o céu”, “Peito vazio” e “As Rosas não Falam”.

Juntamente com os sambas de Cartola, o repertório vai incluir outras seis composições de mestres como Pixinguinha, Sinhô, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Adoniran Barbosa e Noel Barbosa, caracterizando uma viagem pela história do samba e do choro. As canções serão apresentadas em grupo e pelos solistas do Coro Jovem Vale Música: Fern anda Soares, Rubens Corrêa, Samuel Barbosa e Bruna Knupp.

“O Coro Jovem Vale Música já tem em seu repertório muitos sambas e bossas, que caracterizam o seu estilo, mas esta é a primeira vez que o grupo participa de um evento exclusivo de samba”, comenta o maestro Max Michel Alves.

Trajetória

Em atividade desde 2013, o Coro Jovem Vale Música reúne atualmente 25 integrantes, com idade de 16 a 25 anos. O grupo realizou concertos memoráveis com Milton Nascimento, em 2013; a homenagem aos 70 anos de Ivan Lins, em 2015; e a apresentação em comemoração aos 80 anos de Roberto Menescal, em 2016.Os alunos do Coro Jovem Vale Música também soltaram a voz no Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte, e nas homenagens a Rita Lee e Raul Seixas. O repertório do grupo é composto por música erudita para coro, à capela e arranjos de música popular a quatro ou mais vozes, com uma proposta cênica que une as artes da música, teatro e dança. 

  • PROGRAME-SE:

Apresentação do Coro Jovem Vale Música na mostra “Samba que Eu Quero Ver”

Data: 01 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Casa da Música Sônia Cabral, Rua São Gonçalo - Centro, Vitória - ES, CEP. 29.015-210

Entrada franca 

  • REPERTÓRIO:

1) Lamento (Pixinguinha) - Grupo

2) Jura (Sinhô) - Grupo

3) Brejeiro (Ernesto Nazareth) - Grupo

4) Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa) - Grupo

5) Doce de coco (Jacob do Bandolim) – Solista: Samuel Barbosa

6) Gago apaixonado (Noel Rosa) – Solista: Rubens Corrêa

7) As Rosas não Falam (Cartola) – Solista: Fernanda Soares

8) Peito vazio (Cartola/Elton Medeiros) – Solista: Bruna Knupp

9) Alvorada no Morro (Cartola/Carlos Cachaça/Hermínio Bello de Carvalho) - Grupo

10) Corra e olhe o céu (Cartola/Dalmo Castelo) - Grupo

SOBRE A MOSTRA CULTURAL DE BAMBA CAPIXABA:

Mostra multilinguagem e inédita sobre o samba, o “Samba que Eu Quero Ver - Mostra Cultural de Bamba Capixaba” propõe ações de capacitação, música, cinema, rodas de conversa, gastronomia e exposições fotográficas, que vão ocupar a Casa da Música Sônia Cabral e a Praça João Clímaco, na Cidade Alta, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. O projeto defende a necessidade de fortalecer e fomentar a produção artística sobre o tema no Estado, e o resgate dessa parte da identidade capixaba tão relevante, mas ainda tão pouco rec onhecida dentro e fora do Espírito Santo.

O “Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba Capixaba” é produzido pela Lúdica Audiovisual, Odoyá Arte e Cultura e Arco Comunicação. Tem apoio da Liga das Escolas do Grupo Especial – ES (Liesge), da Rede Gazeta, e conta com o patrocínio master da Petrobras, patrocínio do Instituto Cultural Vale, e realização da Puri Produções e do Governo Federal, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Site: sambaqueeuquerover.com.br

Instagram: instagram.com/sambaqueeuqueroverSOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de Sã ;o Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vit&o acute;ria e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Últimas da Bahia

Veja Mais +