Mais de 8 mil estudantes da rede de Vitória estão fazendo as provas do Paebes
O objetivo é avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentesLíngua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática para o 2º, 5º e 9º ano, e ainda produção de texto para o 5º ano e história e geografia para o 9º ano. Ao todo, 8.207 estudantes da rede de ensino de Vitória estão fazendo a prova da 14ª edição do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).
O objetivo é avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes, ao final de cada ciclo escolar: alfabetização (2º ano), anos iniciais (5º ano) e anos finais (9º ano).
"A prova do Paebes é um monitoramento de resultado a partir de um padrão da rede. Enquanto Secretaria de Educação, nós conseguimos entender a proficiência da rede inteira, tendo também um recorte por região, por escola e por estudante, a partir de uma avaliação externa. Isso nos permite ter um diagnóstico mais preciso das fragilidades e potências, para realizar as interferências pedagógicas necessárias, sempre buscando garantir a aprendizagem dos nossos estudantes", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
É fundamental que todos os estudantes matriculados e nas turmas avaliadas participem das provas, que estão sendo aplicadas nestas terça (08) e quarta-feira (09).
Os resultados das provas compõem a base para cálculo do Índice de Qualidade Educacional (IQE), um coeficiente aplicado ao montante do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios. A avaliação é organizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e pela Sedu.
PORTAL SBN | ASCOM