Julio da Fetaes propõe atuação preventiva do Governo no combate às queimadas
Parlamentar tratou do assunto com o secretário da Casa Civil e apresentou indicação ao Governo do Estado
Preocupado com o crescente registro de queimadas e incêndios no último mês, o deputado estadual Julio da Fetaes (PT) se reuniu com o secretário da Casa Civil, Junior Abreu, nessa segunda (26/8). O deputado defendeu uma ação conjunta de secretarias e órgãos do Governo do Estado no sentido de evitar o avanço do número de incidentes, proteger o meio ambiente e a vida de pessoas que vivem em áreas de maior risco e minimizar possíveis perdas econômicas.
Já na Assembleia, o deputado formalizou uma indicação parlamentar solicitando que o Governo do Estado atue de forma preventiva no combate às queimadas e organize um plano de atendimento aos municípios em casos de incêndio.
Segundo Júlio da Fetaes o momento é delicado, especialmente para quem vive no interior. “Estamos acompanhando com atenção e preocupação o aumento significativo do número de queimadas e incêndios registrados nos últimos dias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal e, ainda, o recente episódio ocorrido em Castelo, no Sul do Estado.”
Para o deputado, o aumento das ocorrências está diretamente relacionado às mudanças climáticas. “Em que pese a suspeita de ação criminosa, é preciso lembrar que o agravamento das mudanças climáticas tem trazido consequências desastrosas. No caso específico da nossa região, estamos passando por um período de estiagem que foi intensificado por ondas de calor e pela a antecipação da seca. Esses fatores potencializam os efeitos das queimadas, que se alastram com facilidade, gerando incêndios de grandes proporções”.
Objetivos
A iniciativa de Julio da Fetaes tem por objetivo inicial proteger o meio ambiente e a vida de produtores rurais, trabalhadores do campo e os moradores das cidades próximas às áreas de maior risco de queimadas. “Eventos desse tipo trazem sempre perdas econômicas e sociais. Os incêndios dos últimos dias já causaram impactos significativos em várias cidades. Por isso a importância de termos um plano de ações para mitigar os impactos da estiagem e combater os focos de incêndio”.
Além disso, Julio reforça a urgência discutir a crise climática. “Esse um desafio que todos nós, enquanto sociedade, precisamos unir esforços e enfrentar”.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS