Governo da Itália confirma que ainda não localizou Carla Zambelli

O Ministério do Interior da Itália informou, na manhã desta sexta-feira (13/06/2025), que não sabe o paradeiro da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP). A declaração foi feita em resposta ao deputado italiano Angelo Bonelli, que cobrou explicações formais sobre o caso no Parlamento.
O governo italiano confirmou que as investigações “ainda em andamento” não conseguiram localizar a parlamentar brasileira, que está foragida da Justiça e já foi incluída na lista vermelha da Interpol. O documento afirma que as buscas continuam, com apoio da cooperação policial internacional com as autoridades brasileiras.
Zambelli entrou na Itália no dia 05/06/2025, em voo vindo de Miami, usando um passaporte válido emitido pelo consulado italiano em São Paulo. No momento de sua chegada, ainda não havia alerta internacional de captura, o que impediu qualquer retenção por parte da polícia de fronteira.
Segundo o governo italiano, o alerta vermelho da Interpol foi publicado somente às 16h24 (horário da Itália) do mesmo dia, o que só permitiu o compartilhamento com os órgãos de segurança posteriormente, às 16h46. Com isso, houve um “lapso de tempo” que inviabilizou a prisão da deputada no momento da entrada.
Até o momento, a defesa de Zambelli não se manifestou publicamente sobre as informações reveladas nesta sexta-feira.
Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias