Cerimônia em Jaguaré eterniza nomes de 40 figuras históricas nas ruas da cidade
Solenidade na Câmara do município reuniu lideranças estaduais e locais para celebrar a memória de moradores que marcaram a trajetória de Jaguaré.
Jaguaré viveu um momento histórico na última sexta-feira (06/06/2025) com a oficialização de nomes de ruas em homenagem a 40 personalidades que contribuíram para a construção da cidade. A solenidade na Câmara Municipal contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Santos, do prefeito Marcos Guerra e dos deputados estaduais Fabrício Gandini, Toninho da Emater e Raquel Lessa, além do presidente da Câmara, e vereadores do município.
Ricardo Ferraço ressaltou a importância da iniciativa para valorizar a memória local. "A memória é um fio invisível que conduz e constrói a identidade da nossa cidade e não podemos nos esquecer que houve décadas de gerações que dedicaram suas vidas para que pudéssemos desbravar essa abençoada terra de Jaguaré.", afirmou, destacando também investimentos estruturantes que o governo estadual tem realizado no município e na região. "Temos um compromisso de fortalecer Jaguaré com ações que promovem o desenvolvimento e melhoram a qualidade de vida da população".
Reforçando a relevância do reconhecimento das personalidades locais e do valor sentimental que a homenagem traz para os familiares das pessoas que tiveram seus nomes eternizados nas ruas da cidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, destacou que "esse é o motivo da nossa presença aqui e o papel da Câmara Municipal".
João Vanes dos Santos, presidente da Câmara, destacou a união dos vereadores na escolha dos nomes e a relevância política da sessão. "É um momento que ficará marcado na história e a presença dessas autotirades abrilhantam ainda mais esta solenidade", declarou, remetendo à valorização simbólica e institucional da homenagem feita durante o evento.
O deputado estadual Fabrício Gandini acrescentou um olhar reflexivo sobre o significado dos nomes de ruas na memória coletiva. “As pessoas às vezes não valorizam coisas simples, mas estamos colocando nas ruas os nomes de pessoas que foram relevantes e construíram a história da cidade”, afirmou Gandini, que em sua fala, destacou a importância de Jaguaré para o seu projeto político, sendo um dos primeiros municípios do interior do estado a abraçá-lo.
Para Marcos Guerra, prefeito de Jaguaré, a homenagem traduz um momento de consenso e harmonia política. "Os vereadores e o Executivo municipal estão alinhados para construir uma Jaguaré melhor", afirmou, ressaltando que o reconhecimento das figuras homenageadas é uma forma de preservar a identidade do município.
Portal SBN | Lucas Queiroz