Garoto, vendida há 20 anos, ainda não é da Nestlé. Entenda a novela
Toda a gestão da fábrica de chocolates capixaba é feita pela Nestlé, que ampliou portfólio de produtos e vem realizando investimentos constantes. Mas aquisição enfrenta novas etapas no Cade.A batida de martelo que permitiu à Nestlé arrematar a fábrica da Chocolates Garoto em leilão completou 20 anos em abril de 2022. Muito mudou de lá para cá. A produção cresceu, novos chocolates chegaram, outros saíram de linha. Entretanto, ainda, a transação é motivo de disputa. Isso porque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não decidiu sobre a aquisição. E dentro do próprio órgão não há unanimidade sobre a questão e o caso permanece como um dos maiores imbróglios da história da autarquia.
Desde que a multinacional assumiu, muito se falou sobre a troca no poder, inclusive o risco de a Garoto precisar vender marcas consagradas como Serenata de Amor, Baton, entre outras, para uma terceira empresa para anteder as exigências do órgão antitruste brasileiro.
Toda a gestão da Garoto, criada há quase um século em Vila Velha, é feita pela Nestlé, mas, na teoria, a Garoto ainda não pertence à gigante mundial de alimentos.
O órgão antitruste brasileiro (Cade) decidiu tomar novamente a opinião dos concorrentes, e exigiu que as principais fabricantes de doces com atuação no Brasil falem sobre o impacto da aquisição em seus negócios.
As exigências sigilosas, como a possível venda de marcas, não saiu do papel até então, mas a companhia capixaba recebeu uma série de investimentos ao longo desses anos.
Recentemente, a embalagem “torcidinha” do icônico Serenata de Amor foi aposentada e o bombom passou a chegar aos mercados com uma nova embalagem flowpack, com vedação hermética. Esse tipo de embalagem, além de ser ideal para conservação do produto, possui um processo de reciclagem mais simples, segundo a empresa.
INVESTIMENTOS
Em nota, a Nestlé ressaltou que, desde a aquisição, “ampliou e renovou o portfólio de produtos, modernizou as linhas de operação da fábrica, aumentou os pontos de distribuição, desenvolveu campanhas de marketing para destacar suas marcas e fomentar o desenvolvimento dos seus parceiros de negócios, sua cadeia de valor e, ainda, fortaleceu a exportação para vários países.”
A Nestlé reiterou ainda que o crescimento e o fortalecimento da Garoto são cruciais para a companhia, bem como o desenvolvimento de seus parceiros de negócios, e que “desde que foi incorporada pela Nestlé, em 2002, segue se aprimorando e expandindo suas linhas de produção e portfólio, sempre preocupada em oferecer o melhor produto ao consumidor e atenta às tendências e transformações do mercado.”
E complementou: “Hoje, temos um portfólio com mais de 80 produtos, entre caixas de bombons, tabletes, ovos de Páscoa (em épocas sazonais) e chocolate para uso culinário, como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em diversos países. Alguns dos nossos maiores sucessos são a Caixa Amarela e os Tabletes com a marca Garoto, além dos chocolates Baton e Talento, e o icônico bombom Serenata de Amor.”
Além disso, a empresa destacou que, ao longo desses 20 anos, inseriu na fábrica mais cinco novas linhas de produção completas, aproximadamente 10% a mais em número de linhas de produção, além na modernização necessária para melhoria de performance da unidade. Em relação a 2002, a produção de caixa amarela, com a aquisição de novas linhas de produção, aumentou a disponibilidade de caixas amarelas em 33%.
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