Cultura africana é apresentada a crianças em evento pedagógico em Nova Venécia
Crianças do segundo período da Educação Infantil de Nova Venécia participaram nesta segunda-feira (17) de atividades inspiradas na tradição dos griôs, mestres da palavra na cultura africana. A ação ocorreu no Ginásio de Esportes e fez parte do Festival Gastronômico Afroveneciano Kizomba.
Os griôs atuam como contadores de histórias, músicos, poetas e educadores comunitários, preservando mitos, genealogias e valores por meio da oralidade. O projeto “Pequenos Griôs – Vivência da Cultura Africana” buscou aproximar crianças de 4 e 5 anos desse universo cultural.

A professora Cirleia Oliveira explicou que as atividades envolvem movimento, expressão artística e contato com tradições africanas e indígenas. “Ao contar para colegas e familiares a experiência vivida, elas exercitam a condição de um pequeno griô, aquele que passa adiante um conhecimento por meio da oralidade”, disse.
Entre as atividades, os alunos participaram de oficinas de capoeira, pintura facial afro-indígena, cerâmica e trancista. O evento também incluiu exposição de pinturas afro-venecianas em tons de terra, assinadas pelas professoras Aleidiana Salvador e Vanda Franceschetto.
O projeto tem como objetivo trabalhar identidade cultural, sensibilidade artística e convívio com a diversidade desde a infância, além de aproximar escola e comunidade por meio da cultura.
Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

