Equipes internacionais chegam a Mianmar após terremoto que matou mais de 1.000 pessoas

Portal SBN
Quinta-Feira, 8 de Maio de 2025, 16:15:21

Equipes internacionais chegam a Mianmar após terremoto que matou mais de 1.000 pessoas

Mundo - Devastação

Equipes de resgate estrangeiras começaram a chegar a Mianmar neste sábado (29/03/205) para ajudar na busca por sobreviventes do terremoto de magnitude 7,7 que devastou o país e já deixou mais de 1.000 mortos, segundo a junta militar. O número é muito superior ao estimado inicialmente pela mídia estatal, que falava em 144 vítimas na sexta-feira (28/03/2025).

Na vizinha Tailândia, ao menos nove pessoas morreram, e um arranha-céu em construção desabou em Bangkok, prendendo 30 trabalhadores sob os escombros. Pelo menos 49 pessoas estão desaparecidas.

Busca por sobreviventes e ajuda internacional

A tragédia mobilizou uma resposta global. China, Rússia, Índia, Malásia e Singapura estão enviando equipes de resgate e suprimentos para Mianmar, enquanto a Coreia do Sul anunciou uma ajuda humanitária de US$ 2 milhões. Os Estados Unidos, apesar das tensões com o governo militar birmanês, também afirmaram que fornecerão alguma assistência.

O terremoto atingiu áreas centrais de Mianmar, incluindo Mandalay e Naypyitaw, danificando estradas, pontes e um hospital de 1.000 leitos. Em meio à crise, o chefe da junta militar fez um raro apelo por ajuda internacional.

Drama na Tailândia

Em Bangkok, a missão de resgate segue intensa neste sábado para retirar trabalhadores presos nos escombros de um prédio de 33 andares. Drones, escavadeiras e cães farejadores estão sendo usados para localizar sobreviventes.

"Faremos tudo, não desistiremos de salvar vidas," afirmou o governador de Bangkok, Chadchart Sittipunt.

Entre os familiares desesperados, Waanpetch Panta aguarda notícias da filha de 18 anos, desaparecida no desabamento. “Rezo para que ela esteja entre os resgatados. Tudo o que posso fazer é esperar”, disse.

Impacto devastador

A modelagem preditiva do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que o número de mortos pode ultrapassar 10.000 e que os prejuízos financeiros podem superar a produção econômica anual de Mianmar.

O terremoto ocorre em um país já devastado por uma guerra civil desde o golpe militar de 2021, o que pode dificultar ainda mais os esforços de resgate e reconstrução.

Portal SBN | Com informações | CNN Brasil
 
 
 
 

Últimas da Bahia

Veja Mais +